Imprimir

O Grupo Parlamentar “Os Verdes” entregou recentemente na Assembleia da República "uma pergunta" onde questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre os efluentes que são rejeitados na Ribeira da Sertã, na localidade de Castelo Velho, pela Estação de Tratamentos de Águas Residuais (ETAR) que recebe as águas residuais da sede do concelho.

Situação que se agrava no verão, quando a ribeira apresenta um caudal menor, provocando maus cheiros e insetos. Ema Gomes, do Partido Ecologista “Os Verdes”, explicou, em entrevista à Rádio Condestável, que inquiriram o Ministério do Ambiente “se este tinha conhecimento desta situação, da ETAR estar a poluir as águas da Ribeira da Sertã e se têm recebido alguma queixa por parte da população”, acrescentando que “foi-nos dito que já tinham enviado um email e entrado em contacto com o Ministério do Ambiente e que até à data não obtiveram nenhuma resposta”. A mesma responsável informou ainda que o partido quis saber quais são os “parâmetros permitidos nos efluentes rejeitados e se estão em vigor segundo as normativas”, bem como “se o Município da Sertã tem licença para a rejeição de águas residuais provenientes da ETAR, e se sim, qual é a respetiva validade da licença”. “Os Verdes” procuram ainda apurar “quais os tipos de água que esta ETAR recebe, se são domésticas, se provêm de alguma fábrica e se as infraestruturas no local são suficientes para todos os efluentes que a ETAR trata”.

A mesma pessoa refere que no documento entregue ao ministério questiona-se “se estaria prevista a melhoria do espaço envolvente e da própria ETAR e por fim, se têm sido realizadas algumas fiscalizações à mesma”, no âmbito das competências da Agência Portuguesa do Ambiente e da Associação Regional do Tejo e Oeste. Em nota à imprensa, o Partido Ecologista “Os Verdes”, alerta para o facto desta situação “para além de afetar o ambiente, afeta também a qualidade de vida essencialmente das pessoas de Castelo Velho, mas também da população a jusante. A ribeira da Sertã é um afluente do Rio Zêzere que abastece grande parte da população da Área Metropolitana de Lisboa através da Barragem de Castelo de Bode”. De referir que esta ETAR é gerida pela Águas de Lisboa e Vale do Tejo.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
7153
Ontem
7426
Este mês
222522
Total
7371320
Visitantes Online
29