Imprimir

A obra de Miguel Portela intitulada “Figueiró dos Vinhos Coletânea Documental”, foi apresentada no passado dia 15 de abril, no Museu e Centro de Artes (MCA) do concelho… Nesta data, o autor explicou que este “dicionário figueiroense” vem dar resposta a “tudo”.

Deste modo “quando tivermos alguma dúvida penso que a maior parte delas estão aqui respondidas. Tentou-se abranger um bocadinho de tudo com os factos mais relevantes”, referiu. A pedra que se encontra na parede da Igreja das Bairradas, é uma das histórias que se pode aqui desmistificar. “Começou por ser uma capela e à medida que os tempos foram evoluindo, no século XVIII, diz-se que se construiu uma nova igreja por esta estar distante do povo”, explicou. Querendo isto dizer que “quando olhamos para a Igreja das Bairradas e vemos lá a data de 1680 ou 1656, não corresponde efetivamente à igreja ter sido feita naquele local, corresponde a pedras que trouxemos da capela e colocámos ali”. Carlos Fernandes, o editor da obra, relembrou que esta coletânea é um “trabalho de respeito, é no fundo valorizar o património de uma forma digna e a oportunidade que nos dá de ler, ver, reconhecer…”.

O editor esclareceu ainda que este “é um conjunto de documentos do século XII ao século XX que traduz as nossas raízes”. Marta Brás, vereadora com o pelouro da cultura da câmara, recordou que esta apresentação está inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se assinala esta terça-feira, dia 18 de abril. No passado dia 8 de abril realizou-se uma visita para pessoas surdas-mudas a quem foram explicados os Monumentos desta vila através de linguagem gestual. Amanhã, dia 18, Marta Brás adiantou que haverá uma visita guiada pela vila, aos diversos Monumentos e Patrimónios que existem e que “gostamos de visitar e mostrar a quem nos visita”. A obra “Figueiró dos Vinhos Coletânea Documental” já pode ser adquirida, no entanto foram apenas feitos 50 exemplares devido ao custo que acarreta um livro desta natureza.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
7124
Ontem
18984
Este mês
361545
Total
10813491
Visitantes Online
20