Imprimir

A Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem é uma tradição com mais de 200 anos… Foram três dias que assinalaram esta tradição com diversas iniciativas em Constância e ontem, dia 17 de abril, foi o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira dos marítimos, onde cerca de 50 barcos chegaram pelos rios Tejo e Zêzere para receber a sua bênção e proteção.

António Matias, assessor cultural da câmara, explicou que esta é uma festa que vem do desde o século XVIII e que “conta muito da história do concelho e do Medio Tejo, dos tempos em que este era um dos portos importantes para o transporte fluvial”. Neste mesmo local e dia, durante mais de 200 anos, os marítimos “sempre fizeram a festa à sua protetora, agradecendo as graças recebidas durante o ano que terminava e pedindo proteção para o ano seguinte”, referiu. A tradição manteve-se até meados do século passado, época onde deixou de existir marítimos. No entanto, há 25 anos esta festa foi retomada.

No dia em que também é comemorado o Feriado Municipal, Júlia Amorim, presidente da câmara, defendeu que este é “o ponto alto da cultura e da identidade do nosso concelho”. Para a autarca, todos aqueles que vêm nas embarcações “não vêm fazer turismo, vêm fazer a bênção. É bom manter-se a tradição e a devoção”. António Matias esclareceu ainda que neste dia “celebramos os rios, o encontro das pessoas. Esta é sem dúvida uma das maiores festas do Tejo, é o grande elemento de ligação, o que todos temos em comum”. Relembre-se que esta é uma tradição onde a Nossa Senhora da Boa Viagem vai até ao Cais abençoar as embarcações e depois, já na praça Alexandre Herculano, são abençoadas as viaturas.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
715
Ontem
15503
Este mês
335990
Total
7757176
Visitantes Online
4