Imprimir

O Primeiro Ministro, António Costa, esteve ontem, dia 18 de abril, em Vila Velha de Ródão, para participar na cerimónia de assinatura do Protocolo do Projeto Piloto do Tejo Internacional… O protocolo tem como objetivo a concretização do ‘Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional’.

A gestão deste território ficará a cargo de uma comissão presidida por Luís Pereira, presidente da autarquia, juntamente com as Câmaras Municipais de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Instituto Politécnico de Castelo Branco, associação ambientalista Quercus e pela Associação Empresarial da Beira Baixa. Na cerimónia, Luís Pereira esclareceu que este protocolo “tem tudo para dar certo”, acreditando que este irá “marcar um antes e um depois relativamente àquilo que foi a gestão das áreas naturais”. O edil sublinhou que, da parte das câmaras e dos parceiros que estão aqui envolvidos, poderão contar com a “forte determinação para que este protocolo seja um sucesso. Percebemos que é importante para reforçar a preservação da natureza nestas áreas, para dinamizar a sua valorização e promoção e acima de tudo para alavancar as nossas estratégias de dinamização de território”.

João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, salientou que “queremos alargar este modelo a todo o país, institucionaliza-lo, ou seja, no início do próximo ano faremos aprovar os instrumentos legislativos dos quais conste um novo modelo de gestão”. Por sua vez, António Costa referiu a importância de valorizar este património defendendo que esta “não é uma missão exclusiva do estado é uma missão que cabe ao conjunto da sociedade”. O Primeiro Ministro explicou ainda que “aquilo que é a função única que as autarquias têm enquanto gestores do seu território e, naturalmente, a competência de que o Estado não se pode demitir de através da sua administração pública, assegurar em todo o território nacional a preservação dos valores ambientais”. De referir que, para já, o Governo vai disponibilizar 15 mil euros para a gestão do novo projeto. Este vai ter um Conselho Geral que inclui as sete instituições e a direção será presidida pelo Município de Vila Velha de Ródão, onde se incluem também a Quercus e o ICNF.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
4621
Ontem
15446
Este mês
382457
Total
9833825
Visitantes Online
28