Imprimir

A freguesia do Mosteiro, em Oleiros, recebeu pela 12ª vez a Mostra das Sopas. Uma iniciativa do Grupo Maltez e Desportivo do Mosteiro, no dia 14 de maio, que juntou mais de uma dezena de sopas… Fernando Alves, representante da organização, lembrou que são 12 anos a pedir a colaboração das pessoas, “para fazer uma sopa e depois trabalhar aqui”.

Antigamente, a sopa era a base da alimentação do dia-a-dia dos homens e mulheres, “algumas das sopas que aqui servimos são sopas que antigamente se usavam nos dias da matança, uma das sopas até tem esse nome. A nossa missão é recordar os nossos antepassados, por isso se chamam sopas tradicionais”, acrescentou . Carlos Almeida, de Álvaro, apresentou à Rádio Condestável a “Sopa de Peixe à Álvaro” que, para o ano, contará com peixe do rio Zêzere. Entre outros alimentos, que são o segredo da receita, esta sopa de peixe tem “muita cebola, alho, coentros e bom peixe, é uma receita da vila de Álvaro, era a sopa de antigamente”, mencionou.

Este certame é cada vez mais tradicional e Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oleiros, sublinhou que este convívio que se faz anualmente no Mosteiro “é uma tradição que dá um gosto particular em participar nele porque não só aviva memórias do passado como lhes dá os sabores do presente”. O edil reforçou ainda que nos tempos passados este era um dos principais alimentos da população que “quer queiram quer não, são muito mais saborosos do que os atuais, não têm esta qualidade, nem alimentar nem de sabor”. Para além de uma grande variedade de sopas, havia ainda a opção de porco no espeto e broa caseira. Para animar o dia, o palco desta mostra recebeu o Grupo de Danças e Cantares do Paúl, o Rancho Folclórico de Oleiros e Miguel Agostinho.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
13933
Ontem
15673
Este mês
359889
Total
9811258
Visitantes Online
59