Imprimir

A troca de experiencias entre profissionais da restauração e aqueles que estão a formar-se nesta área é importante para a sua capacitação. Esta foi uma das ideias deixadas por Paulo Bessa, diretor do Curso de Restauração, da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) em Pedrogão Grande na abertura do dia da restauração. “ A lógica é de que eles no fundo, constatem que o que lhes tentamos transmitir é aquilo que o mercado precisa,” referia este professor.
Paulo Bessa referia-se ao facto de se ter cada vez mais bons profissionais que para além das técnicas básicas da profissão são também embaixadores do território, pois “além das competências técnicas, gostem do que estão a fazer, por outro lado têm de saber bem a região que estão a trabalhar e que consigam transmitir esse gosto e essa paixão ao turista para os fazer cá voltar. É que além de embaixadores devem ser os anfitriões deste território”. 
Uma das oradoras deste dia da restauração foi Joana Pereira da Casa da Ti’ Augusta na aldeia de xisto 

da Figueira no concelho de Proença Nova e esta questão dos embaixadores que aconselham o turista não só no que se prende com a comida mas também com o resto do território é-lhe muito cara, já que “ estes profissionais devem não só oferecer um serviço de excelência mas também de representante de um território e de uma gastronomia de excelência”.
Esta empreendedora veio ainda deixar a mensagem de que existem lacunas a nível da oferta turística e que têm que ser colmatadas. Por outro lado trabalhar em rede tem de ser cada vez mais a aposta.
Este dia da restauração, como o são outras ações direcionadas para os vários cursos ali ministrados, referiu-nos António Figueira diretor pedagógico daquela escola, “são uma forma de aproximar o tecido empresarial dos alunos e dar-lhes contactos e experiencias que podem usar no futuro, comunicando a sua experiência. Ao mesmo tempo é uma ferramenta importante para a escola “a fim de poder adequar a sua formação às reais necessidades do mercado empresarial”, disse.

 

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
7272
Ontem
18984
Este mês
361693
Total
10813639
Visitantes Online
28