Imprimir

Amanhã, dia 6 de agosto, no jardim da Serrada... O concelho da Sertã recebe, dia 6 de agosto, o Encontro Nacional de Amamentação, pelas 17:30, no jardim da Serrada, em frente ao terminal rodoviário.

Este encontro, subordinado ao tema “Todas somos mães: RESPEITO pelas escolhas e pelas experiências individuais" acontece no âmbito da Semana Mundial de Aleitamento Materno que decorre até dia 8 deste mês.
Este é o quinto ano de realização desta iniciativa que, em 2013 começou a dar os primeiros passos com um grupo de mães a conversarem sobre o tema e a esclarecerem, juntas, dúvidas sobre amamentação. Rapidamente este encontro tomou proporções maiores do que o esperado.

Ali são colocadas diversas questões, nomeadamente dúvidas se o leite é fraco ou se vai acabar. Daniela Caetano é conselheira de Aleitamento Materno e esclarece que estas dúvidas não passam de mitos. “Nós somos uma fábrica, produzimos o leite conforme o bebé vai mamando, não está armazenado”, ou seja “quanto mais o bebé mamar, mais leite a mãe produz”, esclarece.
No que respeita ao fim do leite, essa situação pode ocorrer devido a más pegas, freios curtos de língua ou o bebé não estar a mamar quando pede, por exemplo. São cada vez mais as mães que optam por dar de mamar, situação que só traz benefícios para ambas as partes, diz ainda Daniela Caetano. “O leite materno dá ao bebé tudo o que ele necessita, adapta-se às suas necessidades, fornece anticorpos, ajuda a criar laços entre a mãe e o bebé. Na mãe ajuda a proteger contra o cancro e fratura do fémur. É barato, está sempre pronto e à temperatura ideal”, exemplifica a conselheira.
É no regresso ao trabalho que muitas mães deixam de amamentar. Daniela Caetano aconselha a que se faça um esforço para não parar, lamentando também que ainda existam muitos patrões que não compreendem os direitos da mãe, “que não estão ao lado delas e que não percebem os benefícios de amamentar. As mães que o fazem são mais produtivas e trabalhadoras mais competentes”, reforça.
As conselheiras de amamentação estão devidamente formadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)/UNICEF e além destas, apoiam esta iniciativa, profissionais de saúde como enfermeiras ou médicas e mães empenhadas em partilhar as suas experiências e em ajudar grávidas e recém-mamãs neste percurso que é a amamentação.
O encontro deste ano buscará assim a sensibilização para o respeito pelas escolhas conscientes, pelas opções de cada uma ou pelas experiências, independentemente de quais tenham sido. Assim sendo as palavras-chave para este encontro são apoio, entreajuda e respeito.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
1164
Ontem
18256
Este mês
361377
Total
10324500
Visitantes Online
16