Imprimir

A 17ª edição da Feira do Pinhal está a decorrer até ao próximo domingo, dia 13 de agosto.
Este certame conta com 115 expositores oriundos do concelho e da região para mostrar os seus produtos e serviços. A abertura oficial decorreu esta quarta-feira e contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches que levou alguns pedidos de Fernando Jorge, presidente da câmara, nomeadamente para que seja apoiada a biomassa já que “o preço pago pelas centrais rende entre os 25 e 30 euros enquanto o custo do corte, processamento e transporte fica entre os 40 a 45 euros postos à porta da fábrica”. O autarca sugeriu que parte das verbas gastas no combate aos incêndios fosse canalizada para financiar esta diferença “e assim teríamos enorme poupança nos gastos no combate aos fogos, melhoravam as receitas da segurança social devido aos empregos criados, desenvolvia o mercado da biomassa, em suma teria um retorno financeiro que ajudaria na redução do défice”.
Fernando Jorge voltou a referir-se ao cadastro dos prédios rústicos como forma de se começar a proceder a um maior e melhor ordenamento do território, em especial da floresta. E adiantou que no concelho “temos apenas uma freguesia com o cadastro quase pronto sendo desejável que todas as outras beneficiem deste bem só possível com o apoio do nosso governo”.
Na matéria da biomassa o Secretário de Estado da Energia disse que está já a ser feito trabalho neste sentido, no de apoiar este setor, nomeadamente através do decreto-lei 64/2017 que tem a ver com as centrais de biomassa, pois “entendemos que esta situação é premente que tem a ver com o interior pais, com a prevenção dos incêndios, com a fixação de população através da criação de emprego e que as centrais de biomassa respondem a isso”. O membro do governo referia em primeira mão que “já procedemos junto da Comissão Europeia no sentido de pedir autorização para que este regime bonificado seja aplicado às centrais de biomassa”. “Este diploma dá, a partir de agora, o poder de decisão para a instalações de centrais termoelétricas a biomassa aos municípios. “Nós entendemos que estas centrais devem, o mais possível, ser associadas ao poder local já que é este que tem todos os dias o contacto com as populações e sabem quais as zonas que precisam de ser limpas de material que possa ser queimado na central. “É por isso que este diploma dá aos municípios esta competência” rematou.
A feira continua hoje com o seu cartaz de espetáculos a partir das 22:00 com a atuação do Grupo de Danças e Cantares do GAIO e à meia-noite tem inicio o espetáculo com Augusto Canário, seguida da atuação de Tiago Silva


ofertaB baseStandFrigi ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
1125
Ontem
15406
Este mês
259997
Total
9285296
Visitantes Online
12