Imprimir

Mais de mil participaram no Dia do Idoso... A Sertã assinala hoje, 6 de outubro, o Dia Internacional do Idoso, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Sertã e que junta, na Alameda da Carvalha, cerca de 1150 pessoas, incluindo logística.

Ali está reunida uma geração que ajudou a construir o futuro, na medida em que “souberam criar e preparar as novas gerações”, disse José Farinha Nunes, presidente da autarquia sertaginense, momentos antes da missa campal, atribuindo aos mais velhos “esse futuro e a razão de estar aqui hoje” e agradecendo-lhes “o trabalho, dedicação e vida de sacrifício e devoção que souberam dispensar ao futuro desta terra e deste país”.

Porque o futuro se constrói no presente, o autarca confirmou a aposta da câmara na “inclusão social e no combate ao isolamento social”, realçando o importante papel da família, “base e pilar fundamental de uma estrutura sã, que zela pelo bem-estar de todos os membros”, e das instituições particulares de solidariedade social, “complemento no apoio a essa mesma família”, fundamentou. Sendo que uma não deve substituir a outra, “devemos estar atentos e atender a estes dois pilares fundamentais. Primeiro um forte combate ao isolamento e depois uma eficaz aposta na inclusão social”, vincou.

Treze casais assinalaram 50 anos de vida em união

Este dia serve igualmente para comemorar as bodas de ouro dos casais do concelho que completaram, no último ano, 50 de casados. Neste 2017 foram reconhecidos 13 casais, que levaram para casa uma peça de artesanato, feita pelas artesãs concelhias Eunice Arnauth e Lucélia da SerHappy.
Carlos dos Reis Nunes e Maria Nunes dos Reis da localidade de Albergaria, na freguesia da Cumeada, foram um dos casais mais emocionados do dia. Emoção que se deve à vida boa que têm tido enquanto casal, “uma vida de amor, de carinho, de perdão e de compreensão. Que sejam unidos e que saibam perdoar um ao outro”, confrimaram. Gestos que desejam aos que agora se unem para a vida. Para Constança e Gerónimo da Silva Costa, de Marinha de Vale Carvalho, freguesia do Troviscal, o segredo para um casamento duradouro é mesmo a “compreensão e a partilha a dois porque a vida é difícil. Chatices, todos têm, mas que seja só fora de casa. Dentro de casa que acabe tudo”, sugeriram. Aos casais dos dias de hoje aconselham a que não durmam de costas voltadas pois, “viver 50 anos juntos é de dar graças da Deus”.

Além destes dois casais, viram reconhecida uma vida a dois, mais um casal da freguesia da Cumeada, um da Sertã, um de Pedrógão Pequeno, um do Cabeçudo, dois de Várzea dos Cavaleiros, dois do Nesperal e três de Cernache do Bonjardim.
A comemoração do Dia Internacional do Idoso visou “lembrar as questões relacionadas com a terceira idade, chamando a atenção para as suas necessidades, anseios e soluções, para que a vida se torne mais dinâmica e confortável”, completou ainda José Farinha Nunes.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9110
Ontem
16307
Este mês
327973
Total
11257121
Visitantes Online
18