Imprimir

O condutor de uma máquina de rasto, de 51 anos de idade, morreu hoje, em Oleiros, na sequência do capotamento do veículo que operava no combate ao incêndio florestal que deflagrou hoje, pelas 16:00, naquele concelho. Era funcionário do município.
O óbito foi confirmado pelas 21:00 no local onde a Rádio Condestável estava em reportagem.
Vítor Antunes, vice-presidente da autarquia de Oleiros, disse à Condestável que viu aquilo que aconteceu, pois “num barroco algo sinuoso o operador tentou passar de um lado para o outro mas a máquina virou”.
O mesmo responsável atestou que o condutor era “um profissional exemplar e que sabia bem o terreno que “pisava””.
O fogo, que deflagrou perto de Cardal, na União de Freguesias de Estreito e Vilar Barroco, está, entretanto, em fase de resolução.
No local mantinham-se, pelas 23:30, em trabalhos de prevenção, consolidação e rescaldo mais de 123 operacionais, apoiados por cerca de quatro dezenas de meios terrestres, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Fotos: Rádio Condestável

Nota da Redação: Os condutores de máquinas de rastos das várias autarquias da Zona do Pinhal que por norma se ajudam mutuamente nesta matéria têm tido ao longo de muitos anos, entre outras funções, um papel fundamental na consolidação do perímetro de espaços ardidos e no travamento de incêndios, através da abertura de aceiros. Desempenham um papel considerado muito importante no designado Teatro de Operações (TO). Contudo, a mais-valia do seu trabalho raramente é reconhecida publicamente sendo verdadeiros heróis anónimos que nesse TO fazem um trabalho considerado de excelência. A  morte deste manobrador é a primeira que ocorre depois de muitos anos de trabalho exemplar feito por estes profissionais que complementam a ação dos bombeiros. À família enlutada a Rádio Condestável apresenta os seus pêsames.

(CR)

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9089
Ontem
16307
Este mês
327951
Total
11257100
Visitantes Online
25