Imprimir

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) entregou carrinhas aos Centros de Saúde de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Sertã… As viaturas ligeiras de passageiros foram entregues ontem, dia 16 de novembro, aos Centros de Saúde de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Sertã pela Fundação Calouste Gulbenkian, gestora dos fundos que foram doados pelos portugueses na campanha de solidariedade para as vítimas dos incêndios do dia 17 de junho.

No ato de entrega, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso, enalteceu o apoio na área da saúde nas zonas atingidas pelos incêndios das autarquias. Na ocasião, José Tereso reforçou que estas são “o nosso polo de contacto para tudo aquilo que se passa no terreno, junto com os presidentes das Juntas de Freguesia. A nossa articulação de qualquer uma das unidades que trabalham nos Centros de Saúde, tem sido particularmente gratificante no sentido que a resposta às populações, do lado da saúde, tem sido feita de forma exemplar”. A entrega formal sucedeu-se nas instalações provisórias do Centro de Saúde de Pedrógão Grande e contou com a presença de Luísa Vale, em representação da FCG. A representante afirmou que, desde a primeira hora, a saúde foi uma das prioridades para a aplicação destes fundos da conta solidária. “Atendemos que a saúde tinha de ser desde logo uma prioridade. Quando contratualizamos a gestão da conta solidária da Caixa Geral de Depósitos foi entendida logo como uma prioridade e a caixa entendeu que era um objetivo aceitável para a aplicação de uma conta solidária. Mais de 30 mil doadores participaram”, sublinhou.

Esta responsável salientou ainda a importância de prolongar este apoio pois “há muito feridos, com traumas, stresses pós traumáticos, entre outros… Vão ser muito mais exigentes em termos de pedido de apoio de ajuda aos Centros de Saúde, é o que estes precisavam para serem capazes de cobrir essas necessidades num período de pós emergência”. Sendo que o Sistema Nacional de Saúde “não está preparado para a emergência, nem pós-emergências com estas dimensões como foi dos incêndios”, reforçou. Na entrega, Valdemar Alves, presidente da autarquia pedroguense, relembrou o que foi dito em matéria de saúde logo no pós 17 de junho, “a saúde tem de estar aqui em permanência nestes concelhos. Falou-se em pelo menos cinco anos, só que seja esse tempo já é bom”. Nos próximos meses serão entregues, três viaturas de saúde idênticas, desta vez para Góis, Penela e Pampilhosa da Serra.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
6392
Ontem
22595
Este mês
456148
Total
11997867
Visitantes Online
22