Imprimir

Ministra Maria Manuel Leitão Marques inaugurou novo espaço… A Loja do Cidadão de Mação funciona agora num novo local. Do edifício da câmara passou para o Palácio da Justiça ajudando assim a dar "mais vitalidade" a um edifício que há um ano atrás já havia ganho a batalha do encerramento do Tribunal com a entrada em funcionamento do Juízo de Proximidade, contextualizou Vasco Estrela, presidente da Cãmara Municipal de Mação, hoje, 8 de janeiro, dia da sua inauguração.

A Loja do Cidadão está agora num local mais digno, com Vasco Estrela a realçar que num mesmo edifício ficam reunidos vários serviços, evitando assim a sua dispersão pelo território e “o cidadão fica a ganhar. Num mesmo espaço pode tratar vários assuntos”, disse, ciente de que “o concelho de Mação fica claramente a ganhar”.
Nesta inauguração estiveram a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e as secretárias de estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e da Justiça, Anabela Pedroso.
Este que "começou por ser um projeto só das grandes cidades e da Administração Central, com o tempo evoluiu para um projeto de modernização dos serviços públicos, especialmente onde estavam mais abandonados". Esta foi a tónica principal do discurso de Maria Manuel Leitão Marques que realçou ainda dois aspetos nesta inauguração; por um lado “o acesso de todos a serviços de igual qualidade, não com a mesma dimensão das grandes cidades, mas com igual conforto, aspeto e comodidade” e por outro lado “o aproveitamento do património existente, associando as lojas à recuperação desse património”, disse a governante.

Espaços do Cidadão Móveis e Solidários

Neste ato, a secretária de estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca recordou um serviço que foi evoluindo ao longo dos tempos e mais recentemente a expansão da rede através dos espaços do cidadão móveis, notícia já difundida na passada semana e do espaço cidadão solidário, que visa ser uma “solução para pessoas com mobilidade reduzida, ou porque estão em lares, em unidades hospitalares ou em casa sem se conseguirem dirigir a um serviço público”, explicou. Deste modo o Espaço do Cidadão presta “o serviço público que as pessoas precisam quando não conseguem onde esses serviços estão”.

Serviços com este refletem um sentido de “proximidade e de adaptabilidade”, explicou também a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, ou seja “de Palácio da Justiça passou a ser a casa que também recolhia os Registos e Notariado. Deles há uma parte que sai e que acolhe as Finanças e o Espaço do Cidadão”, reforçou.
Com este espaço a rede de Lojas do Cidadão passa a ter 52 lojas em todo o país, sendo que ao longo destes últimos dois anos foram abertas 15 novas lojas, contando com a de Mação e durante o mês de janeiro serão abertas mais duas em concelhos de baixa densidade populacional. Destas 15 lojas, apenas cinco estão em concelhos com mais de 25 mil habitantes.

Serviço das Finanças passa também para este edifício

Para o edifício do Tribunal foi também transferido o serviço de Finanças, sendo que agora existem mais condições físicas para receber as pessoas. Num outro local há mais de 30 anos que “já não reunia condições mínimas para as pessoas serem recebidas com a dignidade que merecem, agora ficam com instalações adaptadas à nova realidade e com espaço amplo”, confirmou o autarca, desejando que “os cidadãos agora aqui possam resolver os seus problemas, sentindo-se cidadãos deste país”.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
6668
Ontem
22595
Este mês
456423
Total
11998142
Visitantes Online
23