Imprimir

Durante uma semana, cerca de 40 alunos do concelho de Pedrógão Grande vão ter aulas na Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. As mesmas iniciaram-se esta segunda-feira-8 de janeiro.

Ali os alunos fazem experiências no laboratório e na cozinha, participam nas exposições ou ouvem um cientista (aqui ou numa instituição científica). Esta escola recebe por ano entre 1300 e 1500 alunos e, ao todo, já teve a participação de quase oito mil crianças. Mas, até agora, só acolhia turmas de escolas do concelho de Lisboa. Pela primeira vez, turmas de fora do concelho de Lisboa participam neste projeto, adianta o jornal Público.
O conceito de escolas/museu “não está muito disseminado na Europa, devermos ser pioneiros nesta matéria”, disse à Lusa Rosalia Vargas, a presidente do Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que tem como objetivo promover a cultura científica.
A escola Ciência Viva dentro do Pavilhão do Conhecimento existe há sete anos e recebe anualmente alunos do primeiro ciclo de escolas de Lisboa, sendo esta a primeira vez que a experiência se estende a jovens de outros locais.
No próximo ano letivo, segundo Rosalia Vargas, os Centros Ciência Viva da floresta em Proença-a-Nova, o exploratório Coimbra de Bragança, Aveiro, Alviela/Alcanena, Estremoz e Lagos vão também ter Escolas Ciência Viva.
Para já a primeira experiência envolve alunos entre os oito e os dez anos de Pedrógão Grande, que durante a semana, com professores e auxiliares, têm contacto com a ciência, conhecem cientistas e ainda têm visitas ao Oceanário, e ao Palácio de S. Bento, para um encontro com o primeiro-ministro, além de outras experiências como andar de teleférico ou “viajar no espaço”.
Rosalia Vargas salientou a importância do contacto das crianças com a Ciência e a adesão de professores e de pais, que aceitam ter os filhos fora do circuito normal de aulas durante uma semana, numa cidade diferente.
A calendarização do intercâmbio de escolas nos vários centros, o “Erasmus dos pequeninos”, como lhe chamou Rosalia Vargas, está já também a ser preparada, disse.
Em Portugal existem atualmente 20 Centros Ciência Viva.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
6561
Ontem
22595
Este mês
456317
Total
11998036
Visitantes Online
19