Imprimir

Em junho. Festival homenageia vítimas dos incêndios…Chama-se “Palavras de Fogo” e é o nome do Festival Literário Internacional do Interior a que o Município da Sertã aderiu e que terá lugar entre os dias 15 e 19 de junho. Neste sentido, foi aprovada em reunião do executivo municipal a celebração do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal da Sertã e a Arte-Via Cooperativa Artística e Editorial CRL.

O festival “tem um caráter inovador, uma vez que tem uma realização intermunicipal que abrange concelhos afetados pelos incêndios”, enquadrou José Farinha Nunes, presidente da autarquia sertaginense.
Além deste facto existe a intenção de “levar os livros e escritores aos sítios mais inesperados e imprevisíveis e prestar homenagem às vítimas dos incêndios florestais”, acrescentou o autarca.
Além do concelho da Sertã aderem a este festival os concelhos de Pedrógão Grande, Oliveira do Hospital, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Penela, Pampilhosa da Serra, Arganil, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo e Lousã. Os escritores e os livros estarão em locais como fábricas, campos ou praias, locais onde as pessoas trabalham e convivem”, descreve a Lusa citando a escritora Ana Filomena Amaral, presidente da Arte-Via, promotora do evento. Deste modo escritores e livro estarão “à mão de quem os quiser ler. Os livros e as palavras farão novamente renascer a cor por entre o negrume”.

Esta iniciativa pretende ainda celebrar os 18 anos da cooperativa cultural e os 28 anos da queda do Muro de Berlim. Tem como grupo coordenador, para além de Ana Filomena Amaral e da professora Fátima Cabral, os escritores Pedro Mexia e José Luís Peixoto, e quer envolver as bibliotecas municipais e redes de bibliotecas escolares dos municípios.
“Pretende envolver todos os agentes de desenvolvimento de todos os concelhos participantes, todos os talentos locais, em todas as ações a realizar em simultâneo como sendo concursos, palestras, ‘workshops’, leituras, feiras do livro, espetáculos, multimédia, performances, instalações, exposições, para e com todos os públicos de todas as faixas etárias”, lê-se num comunicado da organização, igualmente citado pela Lusa.
Segundo Ana Filomena Amaral, o conceito subjacente ao FLII – Palavras de Fogo é o de uma “realização sinérgica, envolvendo os recursos dos municípios integrantes do consórcio, rentabilizando e potenciando o melhor que cada um possui, num esforço conjunto de superar as adversidades e em nome da palavra regeneradora”.
O evento conta com o patrocínio da Presidência da República. Inclui a criação de uma residência de escritores num dos municípios participantes, a qual será inaugurada no decurso do festival.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
12144
Ontem
34376
Este mês
509230
Total
21069827
Visitantes Online
44