Imprimir

Resinagem é outra aposta na sub-fileira do pinheiro… A Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) está apostada em investir na sub-fileira do pinheiro bravo por forma a dar-lhe mais capacidade económica.

No âmbito da medida que visa criar um cluster florestal nesta região, a UMVI pretende assim implementar uma rede de investigação e desenvolvimento para esta sub-fileira, aportando-lhe conhecimento, disse em entrevista à Rádio Condestável João Paulo Catarino, coordenador da UMVI.
Uma outra forma de retirar valor do pinheiro bravo é a resinagem. João Paulo Catarino acredita na revitalização do setor em Portugal. “A resinagem transforma o pinheiro numa das espécies florestais mais rentáveis que o país tem, porque permite um rendimento periódico anual ao proprietário”, considerou. Havendo mercado para a mesma e pessoas para trabalhar na área, o problema é a falta de pinheiros com idade para serem resinados pois “ardem ciclicamente”, atestou.

No entender do coordenador da UMVI, o pinheiro bravo precisa também de melhoramento genético para que lhe seja retirado valor mais rapidamente, tornando-se assim mais atrativo para os proprietários. “Podemos pô-lo a crescer mais rapidamente como se fez com o eucalipto e se está a fazer com o sobreiro, mas para isso é preciso aportar informação aproximando as universidades aos territórios, indústrias e proprietários", reforçou.
Os resultados não serão imediatos mas este é um caminho que tem que se iniciar, defende João Paulo Catarino, caso contrário “o pinheiro bravo não tem futuro”.
Ao contrário do eucalipto e do sobreiro, em que a indústria tem alavancado a produção, “fruto dos incêndios o pinheiro é usado quase como uma cultura energética para pelets, briquetes ou paletes. A madeira de pinheiro bravo não produz um produto final que dê para remunerar convenientemente todos os elos da fileira”, disse ainda.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
16540
Ontem
31423
Este mês
648298
Total
15184638
Visitantes Online
22