Imprimir

“Teremos que optar pelo ensino público em Cernache” - José Farinha Nunes, presidente da CMS… A situação que se vive no Instituto Vaz Serra (IVS) de Cernache do Bonjardim continua a ser uma preocupação para a Câmara Municipal da Sertã (CMS).

Em entrevista à Rádio Condestável, o presidente do Município, José Farinha Nunes tem esperança que a situação já esteja resolvida no início do próximo ano letivo. “Neste momento só depende da Secretária de Estado da Educação”, disse o autarca que espera reunir em breve com Alexandra Leitão. “Se esta reunião for de encontro ao que ficou planeado na última, se continuar no mesmo sentido, estou convencido que se pode concretizar a passagem do 2º e do 3º ciclos do IVS para o Agrupamento de Escolas da Sertã (AES)", disse.
José Farinha Nunes garantiu que continua a trabalhar para que esta situação se resolva, tendo sempre como meta a permanência do ensino em Cernache do Bonjardim. “Queremos que continue o ensino continue em Cernache. Teremos que optar pelo ensino público em Cernache", anunciou.

Quanto às instalações também têm existido conversações com os proprietários, sendo que “na última reunião no Ministério da Educação (ME) ficou praticamente definido que era a câmara a responsabilizar-se pelas instalações e o ME a encontrar uma forma de integrar os alunos no AES”, explicou o edil sertaginense, convencido que também em relação às instalações se encontre uma solução.
No que diz respeito ao corpo docente e não docente, “é uma segunda fase”, avançou o autarca, sendo que caberá ao grupo GPS, detentor daquele estabelecimento, resolver a questão, sempre em parceria com a autarquia. Também aqui José Farinha Nunes mantém a convicção de que “o acordo será fácil”.
A passagem de ensino particular e cooperativo a ensino público colocará fim a uma situação que está a começar a tornar-se inviável para o Município, no que diz respeito a apoio monetário. “A CMS não podia suportar mais tempo esta situação”, confirmou o presidente da câmara, explicando que aconteceu “porque não queríamos que Cernache fosse transformada num deserto e por isso tentámos encontrar esta solução”.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
16316
Ontem
22956
Este mês
571937
Total
12874652
Visitantes Online
27