Imprimir

Na reunião de câmara da Sertã de 9 de março...Os vereadores Cláudia André e Jorge Coluna (PSD) apresentaram, na reunião de câmarada Sertã desta quinta-feira, 8 de março, várias propostas à autarquia, no âmbito do apoio às famílias, população em geral e empresas.

Assim, a vereadora Cláudia André propôs a criação, à semelhança do que já acontece em outros municípios do país, daquilo que poderia ser chamado “Cartão Família Mais Numerosa”. A ideia visaria apoiar as famílias com filhos, permitindo-lhes descontos “conforme o número de filhos que a família tivesse, até ao limite de 18 anos”, enquadrou.
Esta vereadora sugere descontos na biblioteca, nas creches, nas refeições ou nos passes escolares, entre outros. Além deste cartão família, Cláudia André deixou a ideia de “criar uma rede de ajudantes. Um grupo de pessoas vocacionadas para ir buscar e levar as crianças à escola”, e apoios ao arrendamento jovem ou o reforço nas atividades extaletivas. Também as famílias estrangeiras que vivem no concelho seriam incluídas neste projeto, oferecendo-lhes “a aprendizagem da língua portuguesa e apoio de questões burocráticas", para que “não saíssem do concelho”, explicou, adiantando que na base deste projeto está igualmente a tentativa de fixar pessoas.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, prometeu analisar esta ideia e “ver qual é o impacto financeiro que causa e depois fazer o regulamento. Mas isso vai ser ponderado”, adiantou, salvaguardando que as autarquias não têm capacidade para incentivar o aumento da população, tem que ser o Governo Central a criar forma de fixar pessoas no interior”.

Jorge Coluna propôs mais sessões de esclarecimento
Quanto ao vereador Jorge Coluna, atendendo à boa aceitação da população perante as sessões de esclarecimento que a câmara está a realizar sobre a limpeza das faixas de gestão de combustível, propôs que as referidas sessões “deviam alargar-se a todo o concelho", já que "a presença física, explicando às pessoas, é essencial”. a acrescentar a esta ideia, “a limpeza não acaba este ano”, reforçou o vereador.
Sobre os incentivos de apoio às empresas, nomeadamente os programas SI2E – Atrair ou o Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas - Repor, este vereador considera que a câmara deveria prestar mais esclarecimentos, fazendo mesmo sessões nessa direção, pois “se calhar, haveria mais informação e empresas a candidatar-se”, notou.
José Farinha Nunes informou, a este propósito que, por norma, as empresas que fazem candidaturas "informam-se e têm conhecimento da abertura de candidaturas".

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
12806
Ontem
39830
Este mês
619312
Total
15938494
Visitantes Online
35