Imprimir

Vila recebeu comitiva estrangeira... Teve início esta segunda-feira, dia 12 de março, em Cernache do Bonjardim, o projeto Reading Without Borders (ler sem fronteiras), numa iniciativa no âmbito do Programa Erasmus+, em que o Instituto Vaz Serra (IVS) em Cernache do Bonjardim está inserido, juntamente com escolas da Bulgária, Roménia, Irlanda, Grécia, Turquia, Letónia e Itália.

Na abertura dos trabalhos e no decorrer de uma sessão no auditório da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), Rada Matanova, professora coordenadora deste projeto, falava sobre a importância de ler, nem que sejam apenas 10 minutos por dia e por isso “no nosso projeto, achamos a nossa missão muito importante”, principalmente numa altura em que “os alunos deixaram de ler livros. Agora a internet é heroína”, disse, cimentando que a leitura é importante “não só para a nossa mente mas também para a nossa saúde, não só para sermos inteligentes mas também para sermos boas pessoas. Ler um livro, 10 minutos por dia, vai diminuir o nosso stress”, reforçou.
A importância da leitura é um tema recorrente. Os jovens hoje em dia têm cada vez mais motivos para o evitar mas Carlos Miranda, Diretor Pedagógico do IVS acredita que é possível dar a volta, sendo que neste estabelecimento de ensino, todas as aulas de português começam com 10 minutos de leitura e “tem sido uma experiência verdadeiramente fantástica. São já os próprios alunos a querer fazer esses 10 minutos de leitura e o silêncio e concentração são totais”, ilustrou Carlos Miranda.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, referindo-se à importância do programa Erasmus, sublinhou que abre os horizontes dos jovens e recordou que “viajar está na história de Portugal e no ADN dos portugueses”, disse, aludindo aos Descobrimentos Portugueses.
Filomena Bernardo, presidente da UFCBNP deu as boas vindas à comitiva, esperando que durante estes dias “se sintam em casa”.
Ao longo desta semana os jovens dos oito países da Europa (os sete referido e Portugal) vão poder conhecer um pouco da realidade do país e também trocar experiências. Deste modo vão acontecer “muitas atividades voltadas para a leitura, incutindo nos miúdos e graúdos hábitos de leitura para a vida, reuniões de trabalho do projeto, atividades de convívio, pois é fundamental criar laços entre os miúdos para que possam entender novas culturas e alargar horizontes e também viagens pelo país para que possam conhecer algum do património de Portugal”, deu conta Carlos Miranda.
Este projeto terá continuidade em Maio com uma ida à Irlanda.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
10440
Ontem
35936
Este mês
543461
Total
21104058
Visitantes Online
43