Imprimir

Foram agraciados por defenderem estaleiro da câmara durante os incêndios de outubro... No dia em que a Pampilhosa da Serra assinalou o seu Feriado Municipal, a 10 de abril, o Município agraciou seis funcionários do município que, no dia 15 de outubro, quando o incêndio estava chegar às imediações da vila pampilhosense, defenderam os estaleiros municipais.

António Dias, António Gaspar, Fernando Simões, Hélder Alves, Luís Miguel Dias e Nuno Carvalho e receberam a medalha de valor e altruísmo.
Os meios do concelho estavam espalhados pela região e não havia como fazê-los chegar a tempo de salvar o mais possível. “O grupo rapidamente se formou montando uma estrutura de defesa. Na corrida contra o tempo impuseram-se duas opções: fugir ou ficar. A decisão foi ficar para salvar o bem comum. Sem comunicações e sem possibilidade de reforço de auxílio, rezaram pelas suas famílias e puseram mãos à obra. O cenário era dantesco, as preocupações eram muitas e a força era inabalável. Aqueles homens temeram as suas vidas, as dos seus familiares e a dos pampilhosenses. Acudindo em várias frentes lutaram incansavelmente até de manhã, auxiliando habitações contiguas ao estaleiro municipal e salvando as suas instalações, equipamentos e viaturas”, leu-se na apresentação da homenagem.
Estes homens foram igualmente lembrados no discurso do presidente da câmara, José Brito, que lhes chamou “heróis” que “perante o ataque violento das chamas aos estaleiros municipais, optaram por defender o património de todos, e podemos falar de milhões de euros em maquinaria, viaturas e outros equipamentos, em detrimento da defesa das suas casas e das suas famílias que também estavam em perigo”, descreveu o autarca, acrescentando que “evitaram o que parecia inevitável”.
De referir ainda que neste dia foram igualmente agraciados com a medalha de valor e altruísmo o pampilhosense, Juiz Desembargador Luis Lameiras, Chefe de Gabinete do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, fundador e presidente da Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra. Já a medalha de mérito municipal foi entregue à Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que muito tem ajudado a resolver os problemas causados pelos incêndios. A medalha foi recebida pela engenheira Luísa Vale também ela descendente de pampilhosenses.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
12088
Ontem
30322
Este mês
439942
Total
16598555
Visitantes Online
39