Imprimir

Foi assinado no passado dia 28 de maio, o contrato entre a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros e a empresa de construção Lourantunes, para a requalificação no edifício de apoio ao Lar de Idosos.

O edifício em questão foi alvo de uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor, tendo sido selecionado entre 91 outros projetos para apoio à requalificação do mesmo. As obras previstas serão financiadas pelo Fundo Rainha D. Leonor no valor de 283 mil euros, sendo o restante montante, ou seja cerca de 377 mil e 700 euros, assegurado pela Misericórdia de Oleiros com o apoio Município.
O projeto apresentado contempla não só o próprio edifício, mas também o espaço exterior envolvente, pertencente também à Santa Casa da Misericórdia de Oleiros e privilegiado pela sua localização, pois confina com as instalações da Escola Secundária Padre António de Andrade. É neste sentido que urge organizar o espaço em questão e torná-lo agradável, mas acima de tudo garantir as relações intergeracionais aproveitando a proximidade das escolas ao lar. Pretende-se que este espaço seja um ponto de encontro de várias gerações, que promova a convivência diária e onde se podem partilhar experiências entre jovens e idosos, reforçando as suas capacidades de interação.

Além de uma zona de convívio, ajardinada, com mesas e bancos, onde jovens, idosos e população em geral possam conviver, irão existir também pistas de mini golf, bowling e jogo de damas a uma escala urbana, com o intuito de cativar os jovens a interagirem com o público mais idoso, contribuindo assim para um envelhecimento ativo. Na área a intervir, será ainda resolvido o problema da definição dos espaços de circulação e estacionamento, propondo-se uma zona onde os autocarros podem parar para deixar e recolher os alunos de uma forma segura e ainda a criação de estacionamentos que apoiam a escola e a estrutura residencial para idosos.

O Fundo Rainha D. Leonor, criado pelo Dr. Pedro Santana Lopes enquanto Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, serve para ajudar as Misericórdias a concluírem respostas sociais prioritárias que propiciem a inovação social e a intergeracionalidade.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9911
Ontem
25268
Este mês
407443
Total
16566056
Visitantes Online
25