Imprimir

Festas do Município destacam turismo e empreendedorismo…Arrancaram ontem, 8 de junho, as Festas do Município de Proença-a-Nova. Este ano sob o mote "Turismo e Empreendedorismo no Interior", contaram com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

Num momento em que o trabalho em rede é cada vez mais valorizado, a secretária de Estado destacou igualmente o trabalho transfronteiriço que está a ser desenvolvido com vista a atenuar o "preconceito que existe para com o interior", dizendo que “a cooperação é fundamental e no domínio transfronteiriço também é um importante agente de desenvolvimento”. A governante destacou a cooperação entre regiões, nomeadamente Centro, Alentejo e Estremadura, “um exemplo e um caso de estudo referenciado a nível europeu”, reforçando que “hoje em dia tudo se deve fazer em rede. É em rede que tudo se potencia”. “A internacionalização das empresas da região passa muito por aí. A troca de boas práticas o fluxo de talento, trabalhadores e empresários”, exemplificou, acreditando que a internacionalização é a via do futuro”.

Nesta que também é altura em que se desenha o próximo Quadro Comunitário de Apoio, Ana Teresa Lehmann acredita que está a ser feito um bom caminho neste âmbito no nosso país, realçando a importância que está ser dada à indústria “com a digitalização que perpassa o que entendemos como indústria e todos os serviços a ela associados e que também tem impacto no turismo e na agricultura”, disse, falando igualmente no programa ‘Industria 4.0’, “em que 80% das medidas estão em execução”, confirmou. Este é um programa a quatro anos e que vai no primeiro ano de implementação.
Durante o dia decorreu uma conferência sobre a temática das festas e no final João Lobo, presidente da autarquia, mostrou-se crente que os empresários participantes saíram motivados e com ferramentas e ideias para aplicarem nos seus negócios e assim fazerem crescer o concelho.

João Lobo sublinhou que os exemplos de quem superou dificuldades, “testemunham o que muitos dos nossos empresários fazem todos os dias em territórios de baixa densidade como Proença. Fazem acontecer porque não desistem”, vincou, realçando igualmente a importância do trabalho em rede, pois só assim se cria escala, seja para a indústria seja para o turismo e “os municípios devem alavancar a capacidade que os empresários têm, serem objetivos em alguns caminhos e definirem estratégias em conjunto”, terminou.

As Festas do Município continuam hoje com animação de rua, um espetáculo infantil pelas 16:00 e a realização das meias-finais da Taça do Municipio em Futsal. Pelas 19:30 decorre uma sessão de cozinha ao vivo com Pedro Jorge e às 21:30 o XIII Festival de Teatro com a subida ao palco da peça "Caminho Marítimo para a Desgraça". Quando forem 22:30 sobem ao palco os Teorema e pelas 23:30 António Zambujo. Amanhã, domingo, o palco pertence, a partir das 21:30 a Nuno Reis e ao Fado de Portugal com Mafalda Arnauth e António Ataíde. As festas encerram com um musical pirotécnico.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
15107
Ontem
31708
Este mês
739473
Total
19220493
Visitantes Online
42