Rádio Condestável - SERTÃ – Concelho recebe Festival Literário Internacional do Interior 


Imprimir

O concelho da Sertã recebe, de 15 a 19 de junho, diversas iniciativas integradas no Festival Literário Internacional do Interior - “Palavras de Fogo”. Promovido pela Arte-Via Cooperativa, o festival pretende homenagear as vítimas dos fogos florestais, decorrendo nos concelhos de Sertã, Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela, Arganil e Tábua.

No concelho sertaginense as iniciativas arrancam a 15 de junho, às 10:30m, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, com a Mini-maratona de Leitura – 4 horas a ler. Do programa deste festival constam encontros com escritores, declamação de poesia, momentos musicais e ballet, decorrendo em diversos locais do concelho. Participarão os escritores como José Luís Peixoto, Joana Lopes, Luís Sepúlveda, Rafique, Carmen Yañes, Miguel-Manso, Pesro mexia, Yao Feng e Natália Giardinelli.
O conceito subjacente a este festival é o de uma realização sinérgica, catalisando os recursos dos municípios integrantes, rentabilizando e potenciando o melhor que cada um possui, num esforço conjunto de superar as adversidades e, em nome da palavra regeneradora, onde houver pessoas haverá livros. Eles estarão nos sítios mais inesperadas, à mão de quem os quiser ler, os escritores portugueses e estrangeiros irão aos locais mais surpreendentes, os livros e as palavras farão novamente renascer a cor por entre o negrume. O Festival é coordenado pelos escritores Ana Filomena Amaral e José Luís Peixoto e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
De acordo com o programa para o concelho da Sertã, de 15 a 18 de junho decorre a Feira do Livro e de produtos regionais no NUMOAS e nas mesmas datas a exposição “Vamos sempre a tempo de aprender”, pelo Centro Qualifica da Sertã pode ser apreciada na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.
Dia 15 de junho, entre as 10:30 e as 14:30 acontece a Mini Maratona de Leitura - 4 horas a ler, na Biblioteca Municipal Padre Manuel e também o encontro com José Luís Peixoto e apresentação do livro “O caminho imperfeito” a partir das 14:30.
Dia 16 de junho às 11:00 decorrerá a apresentação do livro de Joana Lopes “Corações aos milhões”, da Livros Horizonte no mesmo espaço e às 14:30, na câmara uma Conversa com o escritor Luís Sepúlveda, na Igreja Matriz: acontece a leitura de excertos de obras do escritor, sendo que na Alameda da Carvalha terá lugar uma sessão de autógrafos, com momento musical por elementos da Filarmónica Aurora Pedroguense. Às 17:30 no Cine Teatro Tasso do Clube da Sertã um Painel com Rafique, Carmen Yañes, Miguel Manso e Pedro Mexia.
O programa segue dia 17 de junho com a exposição e venda de Produtos da Terra (hortícolas, gastronomia e artesanato) na Alameda da Carvalha entre as 10:00 e as 17:00. Às 16:00 um espetáculo de Ballet, pela Escola d’Artes Túllio Victorino na Casa da Cultura da Sertã e às 18:00 um encontro com o escritor Yao Feng (Hong Kong) e momento musical pelo Grupo Instrumental do CCD na Praia Fluvial do Troviscal. O programa deste dia termina com um concerto da Orquestra de Sopros da Filarmónica União Sertaginense no Castelo da Sertã às 21:00.
Dia 18 de junho haverá declamação de poesia e momento musical (FUS) na fábrica de confeções Viviana, pelos elementos do CLEIO e do poeta Miguel-Manso a partir das 15:00 e às 17:00, um encontro com a escritora Natália Giardinelli e o poeta Miguel-Manso, com a presença do Clube de Leitura Oral da Sertã (CLEIO), com encerramento pelos Popxula no Monte da Senhora da Confiança.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
4799
Ontem
24802
Este mês
431918
Total
17305459
Visitantes Online
43