Imprimir

Ministro Pedro Marques está de visita à região… O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques está hoje de visita a alguns concelhos afetados pelos incêndios de 17 de junho do ano passado.

Durante a manhã passou por algumas das casas afetadas pelos incêndios, tendo começado a visita por Vale Vicente, em Figueiró dos Vinhos, seguiu para Sarzedas do Vasco em Castanheira de Pera e terminou a manhã em Figueira, Pedrógão Grande, onde entregou as chaves de uma das habitações.
No final desta manhã destacou a ajuda solidária dos portugueses, “um esforço do país todo”, que está a ser essencial para estas recuperações, disse, porque “os cerca de 10 milhões de euros que foram necessários para as reconstruções na zona de Pedrógão, foram praticamente recursos da solidariedade dos portugueses”, vincou, confirmando que “ao fim de um ano temos cerca de 60% das casas concluídas, ou seja 150 casas. Temos cerca de 100 em obra”, reforçou, acreditando que “é um resultado à altura do que estas pessoas merecem”.
Para o Ministro o tempo é de esperança e de confirmar o esforço que foi feito para repor a normalidade.

Já esta tarde, o Ministro visitou a empresa Fernando Fernandes & Irmão em Outão, no concelho de Pedrógão Grande. Pedro Marques disse que são já 50 os projetos aprovados com 26 milhões de investimentos associados. Para já os empresários estão a sentir alguma dificuldade na entrega da maquinaria devido ao volume de empresas do setor da madeira afetadas no passado verão. Em Outão, apesar de essa maquinaria não estar disponível a empresa está já a laborar e pretende num futuro próximo duplicar o número de trabalhadores.
Pedro Marques esteve também já reunido com os autarcas dos Municípios afetados pelos incêndios de junho do ano passado e uma das preocupações que tem sentido da parte destes relaciona-se com a reconstrução das segundas habitações. O Ministro voltou a referir que, primeiro o dinheiro foi para as casas de primeira habitação, no caso das outras, está aberta uma linha de financiamento para as autarquias utilizarem, assim o desejem. “Essa linha de crédito não contará para o endividamento das autarquias”, descansou.
Entretanto também durante este dia ficou presente que a maioria das intervenções em infraestruturas municipais afetadas pelo grande incêndio de Pedrógão Grande está por concluir e ainda só foi pago 10,8% do apoio aprovado às autarquias.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
14717
Ontem
31708
Este mês
739084
Total
19220104
Visitantes Online
93