Imprimir

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro assinaram recentemente um protocolo de cooperação para a promoção de hábitos de vida saudáveis. O protocolo foi assinado com outros 39 municípios.

O Município de Pedrógão Grande esteve representado pelo seu presidente, Valdemar Alves e pela vice-presidente, Margarida Guedes.
A cerimónia decorreu em Oeiras, durante o lançamento do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física 2018-2030 da Organização Mundial de Saúde com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, do Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Na oportunidade, o primeiro-ministro referiu a necessidade de reinventar a forma como vivemos para aumentarmos a atividade física que permite viver com melhor saúde.
O protocolo tem como objeto enquadrar a colaboração das autarquias na operacionalização, ao nível municipal, da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, da Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física e dos vários projetos enquadráveis nas estratégias referidas, implementados pelas ARS, através da rede de serviços de saúde pública.
“Pessoas Mais Ativas para um Mundo Mais Saudável” é o nome escolhido pela OMS para este plano que dá orientações claras aos países para promoverem, numa lógica de saúde, a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis, para pessoas de todas as idades.
No âmbito deste protocolo, as câmaras municipais comprometem-se a colaborar na implementação de uma abordagem de intervenção multissetorial, com o objetivo de modificar a oferta alimentar de determinados alimentos, em particular os que apresentam elevado teor de açúcar, sal e gordura, incentivar ações de reformulação nutricional dos produtos alimentares e capacitar os cidadãos e profissionais que trabalham ou influenciam o consumo de alimentos para as escolhas alimentares saudáveis, através de medidas como equidade em saúde, promover e desenvolver a literacia em saúde, informar e capacitar, disponibilidade alimentar, atividade física e identidade. Por outro lado, a DGS e as ARS comprometem-se a colaborar com as autarquias no sentido de disponibilizar conteúdos, bem como avaliar cientificamente as campanhas elaboradas pelo município, no sentido do seu alinhamento com os programas prioritários da promoção da alimentação saudável e da promoção de atividade física, para além de promover um planeamento para a monitorização do seu impacto na saúde.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
12437
Ontem
39830
Este mês
618943
Total
15938125
Visitantes Online
36