Imprimir

Câmara anuncia biblioteca móvel para breve… A sétima edição da Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler, organizada pela Câmara Municipal da Sertã e a única no país onde se está, ininterruptamente, 24 horas a ler em voz alta, decorre este sábado, 7 de julho, entre as 00:00 e as 24:00, levando também os livros a percorrerem grande parte do concelho.

Deste modo a leitura em voz alta acontece na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e um pouco por todo o concelho decorrerão atividades diversas como conversas e encontros com escritores, lançamentos de livros, espetáculos musicais e sessões de conto, tertúlias e oficinas temáticas, bem como várias bibliotecas itinerantes a percorrer aldeias, entre muitas outras iniciativas.
Esta edição tem como tema central os 100 anos do nascimento do Padre Manuel Antunes, data que se está a assinalar ao longo deste ano e por isso, como disse José Farinha Nunes, presidente da autarquia sertaginense, “esta maratona é diferente de todas as outras porque estamos a homenagear uma pessoa que merece ser homenageada, natural da Sertã”, disse, acrescentando que “em termos culturais é uma referência e basta ler o pensamento dele na última metade do século XX para ver que conseguiu revolucionar o país em termos culturais e isso tem que ser destacado por nós, porque não temos assim tantas pessoas, e as que temos têm que ser elevadas”, alimentou o autarca

Este vulto é ainda hoje desconhecido do grande público e por isso as comemorações do 100 anos do seu nascimento querem romper com esse desconhecimento, referiu ainda José Farinha Nunes. “Ele também não escreveu livro nenhum mas este ano vai ser publicado um livro com estratos das suas ideias e isso faz com que ele comece a ser lido e mais conhecido”, disse. O autarca considera também que o conhecimento sobre este pedagogo tem que começar a “passar pelas escolas, não só do concelho mas também da região e é um trabalho que tem que ser feito pois queremos dar importância a quem a tem”, sublinhou.

Concelho terá uma biblioteca móvel

A edição deste ano contará de novo com as presenças de várias bibliotecas móveis do país e que vão levar cultura a várias localidades do concelho, concentrando-se depois junto à Fonte da Boneca pelas 17:30.
No próximo ano, a juntar a estas, poderá estar mais uma, a da Sertã. Isto porque em breve o concelho também terá uma viatura que irá percorrer o concelho com livros, divulgou José Farinha Nunes. “Através da Fundação Calouste Gulbenkian estamos prestes a receber uma viatura que irá fazer esse trabalho”. Definindo esse trabalho de “interessante”, o edil sertaginense disse ainda que a própria fundação “também se mostrou disponível para comparticipar porque vai ao encontro que a Gulbenkian fez há uns anos atrás e que deu muito resultado”. Assim “dentro de pouco tempo vamos ter uma carrinha para ir percorrer o concelho para levar os livros e a leitura às pessoas que vivem mais isoladas”, atestou José Farinha Nunes.

Atividades que destacam o homenageado

Sendo o Padre Manuel Antunes a figura homenageada nesta edição, destaque para o lançamento do livro “Padre Manuel Antunes: Antologia de Textos de Vários Autores”, pelas 10:00, no Cine Teatro Tasso do Clube da Sertã. Vergílio Alberto Vieira, Miguel Real, José Eduardo Franco e Miguel-Manso foram alguns dos nomes que escreveram sobre o Padre Manuel Antunes. A obra é composta por textos inéditos, reunidos numa antologia. A este lançamento segue-se a emissão de um documentário sobre o pedagogo.
A partir das 11:00 decorrerá um percurso literário denominado “Padre Manuel Antunes – Uma Viagem às Raízes”. O roteiro começa na biblioteca e vai percorrer várias aldeias que o inspiraram para os seus mais de 100 pseudónimos. Pelas 15:00, o Teatro Taborda em Cernache do Bonjardim recebe uma conversa com um discípulo, um aluno e um colega de escola do homenageado, moderada por Fernando Alves. Marcarão assim presença, respetivamente, José Eduardo Franco, Miguel Real e Manuel Castanheira Leitão.
Durante estas 24 horas os participantes são convidados a participar na iniciativa “Correio de Padre Manuel Antunes” escrevendo um postal alusivo ao pedagogo, da autoria da ilustradora Mafalda Milhões, que será enviado via CTT no dia 9 de julho. A Feira do Livro também integra obras alusivas ao homenageado. Estas das atividades decorrerão na biblioteca, cuja fachada vai ficar preenchida, a partir de dia 7 de junho com a exposição “Padre Manuel Antunes na imprensa periódica local e nacional”.
Ainda na biblioteca, de 7 a 31 de julho ficará patente a exposição de literatura comentada por Pe. Manuel Antunes. A partir dos volumes de crítica literária da sua obra completa, editada em 14 volumes pela Fundação Calouste Gulbenkian, esta mostra apresenta várias visões do padre sobre 10 notáveis autores portugueses e a sua obra literária.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9618
Ontem
25268
Este mês
407150
Total
16565764
Visitantes Online
24