Imprimir

Nas categorias de desenho e de texto… A aluna Rita Lourenço do 12º B do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) venceu o primeiro prémio na categoria de texto e o primeiro prémio na categoria de desenho no Concurso Iberoamericano no âmbito do I Congresso Iberoamericano “Nós Propomos!” – Geografia, Educação e cidadania, que vai decorrer de 7 a 12 de setembro de 2018 no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

O desenho em causa “é uma síntese como vejo o “Nós Propomos” e, neste caso, o congresso. O projeto faz sentir todos os alunos muito bem pois é muito prático, saímos da sala de aula e vamos em busca dos problemas e somos nós a sugerir a resolução dos problemas de forma jovem”, daí ter retratado “uma máquina fotográfica que vai em busca dos problemas e lá dentro da máquina, o que estamos a fotografar é o mundo”, descreveu.
Para a professora Ilda Marinho, coordenadora do projeto “Nós Propomos!” na Escola Secundária da Sertã é com alguma naturalidade que vê mais este prémio ser alcançado pois reconhece o valor dos seus alunos que participam ativamente no projeto e recorda outros prémios alcançados.
Assim sendo, esta professora confessa que tem noção de que está a formar uma geração que vai ter um olhar muito particular sobre tudo o que a rodeia. “Esta geração de alunos vai ser diferente, vai atender ao que estuda, não no sentido enciclopédico, mas aprendizagens viradas para os problemas do quotidiano e sentindo que a bossa participação é importante”, disse, atestando que qualquer que seja o problema, a visão e o olhar destes alunos será diferente.
A aluna Rita Mateus venceu igualmente o concurso de texto, uma canção inédita que aborda também a temática do que é o programa em causa. O seu gosto pelo mesmo deve-se ao facto de a ter feito “crescer muito e ter uma visão muito mais abrangente e para além dos horizontes. Sou uma pessoa diferente graças ao projeto e à professora Ilda que me mostrou que eu conseguia ser uma pessoa melhor e mais feliz dentro deste projeto”, descreveu, grata por “eles me verem de uma forma especial”.
De referir que esta aluna vai, de 7 a 12 de setembro, participar no referido congresso, acompanhando todo os trabalhos que vão percorrer diversas cidades do país.
O Projeto Nós Propomos!, surgido em Portugal está já em Espanha, Brasil e, mais recentemente, Colômbia e Moçambique. Enquadrado nos objetivos do GEOFORO-Foro Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade, aposta na construção de uma escola comprometida com a comunidade e com a educação para a cidadania territorial.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9478
Ontem
25268
Este mês
407010
Total
16565624
Visitantes Online
20