Imprimir

Estagiaram dois meses em Bascelona e em Arezzo... Oito alunos dos Cursos de Desporto e de Técnico Auxiliar de Saúde do Instituto Vaz Serra (IVS), de Cernache do Bonjardim, participaram este ano letivo 2016/17 no programa Erasmus + para o Ensino Profissional.

Foi a primeira vez o IVS teve alunos a estagiar no estrangeiro e, neste caso, quatro em Barcelona - Espanha e quatro em Arezzo – Itália. Esta quinta-feira, 5 de julho, todos os alunos expuseram aos colegas a sua experiência, definida como benéfica a vários níveis. Jonas Kuhne, aluno de desporto, esteve dois meses a estagiar no Centro Desportivo Joan Miró na cidade espanhola e à Condestável confessou que o maior crescimento foi a nível profissional, aconselhando os colegas “a não deixarem fugir esta oportunidade e a saírem para fora porque conhecem uma nova cultura e é uma realidade diferente”.
Inês Viana esteve numa Unidade de Cuidados Continuados em Arezzo, Itália. Vencidos os primeiros medos da língua e da integração, Inês fala numa experiência muito enriquecedora. “Foi tudo muito novo para mim e pensei que não ia conseguir mas já que lá estava tinha que fazer alguma coisa e fiz o que pude. O certo é que valeu muito a pena”, explicou.

Carlos Miranda, diretor pedagógico do IVS destacou a importância deste programa, principalmente por proporcionar experiências diferentes das que viveriam no seu país, “sobretudo para os alunos desta região que precisam de alargar os seus horizontes”, disse, acrescentando que o enriquecimento vem igualmente da dimensão dos locais de estágio e do ponto de vista pessoal. “Alguns foi a primeira vez que estiveram a viver afastados dos pais”, vincou. Além disso “contactam com culturas completamente diferentes e têm que vencer o desfio da diferença cultural”.
Este programa é assim para continuar e Carlos Miranda convida mais alunos a se candidatarem pois, como confessou, este ano esperava mais candidaturas “porque é sinal de algum inconformismo, vontade de aprender e ambição e é isso que também queremos incutir nos alunos”.

Os alunos foram acompanhados por professores do IVS na primeira semana de estágio e também por parceiros nos próprios locais de estágio que deixaram boas referências de todos os alunos de Cernache, revelou ainda o diretor pedagógico.
Aires Sousa foi um dos professores que acompanhou os estágios destes oito alunos. Na sua opinião estes alunos ficam mais aptos que os colegas para enfrentarem o mercado de trabalho pois “trazem de lá um back groud grande de atividads, mais que no Porto ou Lisboa. Conseguem retirar novas experiências e amizades e estão dois meses a saber gerir os fundos que o projeto lhes dá. Evidenciaram também o que e o mercado de trabalho, ou seja iam para o estágio mas depois tinham que fazer e gerir as coisas de casa”, destacou o professor.
De referir ainda que este programa Erasmus + enquadra várias ações sendo que o IVS viu as candidaturas aprovadas nas três ações em que concorreu, ou seja o intercâmbio entre escolas para promoção da leitura, uma candidatura em parceria com a Federação Búlgara de Snooker que visa mudar o ensino da matemática e da física usando esta modalidade como suporte ao ensino e os referidos estágios de alunos do profissional no estrangeiro.
Além dos locais já referidos, os alunos estiveram, em Barcelona, no Real Clube de Polo e na Escola Calatana de Surf, em Itália, num clube de futebol e num complexo de piscinas e ginásio.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
29523
Ontem
41794
Este mês
581931
Total
20079990
Visitantes Online
55