Imprimir

Contagem decrescente para o início da 7ª Maratona de Leitura… A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, já está em contagem decrescente para aquela que será a sétima edição da Maratona de Leitura 24 horas a Ler.

Esta que é uma iniciativa inédita no país começa às 00:00 de dia 7 de julho e termina, no mesmo dia às 24:00. Para o arranque, na Biblioteca Municipal da Sertã, “está preparada uma surpresa, ou seja uma performance poética às 23:45 e à meia noite o presidente da câmara, José Farinha Nunes vai abrir oficialmente a maratona com um texto em homenagem ao Padre Manuel Antunes”, desvendou Ana Marçal, responsável pela biblioteca.
As leituras em voz alta acontecem na biblioteca entre as 00:00 e as 09:00 da manhã, altura em que passam para o Castelo da Sertã até ao encerramento do evento.
À margem destas leituras em voz alta estão programadas 40 atividades descentralizadas e em simultâneo, “em muitas aldeias do concelho, a presença de muitos contadores de histórias, de bibliotecas itinerantes e de escritores, oficina para crianças, exposições, momentos musicais, entre outras”, descreveu também Ana Marçal.
Esta é uma iniciativa que “já ultrapassou as barreiras do concelho e que é admirada por muitas pessoas do nosso país”, que "se inscreveram para ler e para participarem nas atividades desta grande festa da leitura em voz alta", adiantou ainda esta responsável.
O homenageado desta sétima edição é o Padre Manuel Antunes. Deste modo vão decorrer diversas atividades relacionadas com o seu nome, destacando-se o lançamento de um livro, às 10:00 no Cine-Teatro Tasso do Clube da Sertã e a inauguração de um percurso literário a partir das 10:30. “Este padre foi o escritor que mais recorreu à pseudonímia em Portugal. Usou cerca de 120 pseudónimos para escrever os seus textos e muitos deles recorreu a lugares do concelho da Sertã”, contextualizou Ana Marçal, considerando que “é uma bonita forma de homenagear a sua terra natal. O percurso literário foi concebido tendo em conta esses locais e vamos passar em alguns deles”, disse. O percurso terá a duração de uma hora e meia, em autocarro, onde se falará “sobre a vida e obra do Padre Manuel Antunes e sobre pormenores do nosso bonito concelho”, finalizou, não esquecendo a iniciativa “Festas na Aldeia” a acontecer em 16 localidades do concelho. Aí as pessoas são convidadas a visitar as bibliotecas itinerantes que la se deslocam, a escutar os contadores de histórias e a contarem as suas próprias histórias.
No ano passado participaram cerca de 2 mil pessoas nas atividades programadas, esperando-se uma superação deste número este ano. Inscritas para ler estão 220 pessoas, havendo ainda espaço para mais algumas. Quem estiver interessado ainda se pode inscrever na biblioteca sertaginense.
Esta iniciativa poderá ser acompanhada em direto na página da internet da maratona em www.maratonadaleitura.pt, ainda no facebook e na página da internet do Agrupamento de Escolas da Sertã.

(Ver notícia relacionada)

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
29522
Ontem
41794
Este mês
581930
Total
20079989
Visitantes Online
56