Imprimir

Investigadora diz que perturbação do sono e ansiedade são os princiais sinais... A investigadora do Centro de Trauma da Universidade de Coimbra e estudante de doutoramento da Faculdade de Psicologia Joana Becker está a realizar um trabalho junto de bombeiros que participaram no combate às chamas em 2017, nomeadamente no grande incêndio de Pedrógão Grande e neste caso concreto, a investigadora escolheu as corporações de bombeiros de Cernache do Bonjardim e de Castelo Branco.

Depois de ter feito o mestrado sobre stress traumático em veteranos de guerra colonial, Joana Becker está agora a fazer o doutoramento em stress pós-traumático. Um trabalho de investigação sobre o apoio aos profissionais que trabalham com risco, disse à Rádio Condestável. A escolha recaiu nos bombeiros, “por ser uma profissão que tem menos suporte que outras”, justifiou.
Dos 32 questionários respondidos nas corporações de bombeiros de Castelo Branco e de Cernache do Bonjardim a investigadora identificou 23 bombeiros que "apresentam sinais de stress pós-traumático". A maioria apresenta perturbação do sono, stress e ansiedade quando recordam ou relatam determinadas situações vividas no combate às chamas.
Ciente de que um bombeiro tem noção de que as situações que enfrenta são traumáticas e de stress, Joana Becker procura nestes homens e mulheres que estiveram diante de situações como a que aconteceu em 2017, outros sinais de stress. “Mesmo que estejamos preparados, lidar com o sofrimento do outro, pode acabar por causar algum problema, desconforto ou perturbação do sono”, exemplificou.

Esta investigadora tem a noção de que a situação vivida nos incêndios do ano passado foi diferente daquela a que estavam habituados devido à dimensão, ao número de dias que o fogo este ativo e às mortes que causou. “Quando tem mortes, quando tem muito sofrimento humano, é mais difícil lidar com as situações”, contextualizou.

Este trabalho de doutoramento vai estender-se por dois anos.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
6157
Ontem
20031
Este mês
639007
Total
18356120
Visitantes Online
15