Rádio Condestável - OLEIROS - Zêzere valorizado em Cambas 


Imprimir

O Ateliê do Zêzere que se insere no âmbito da iniciativa municipal "Dez Freguesias, Dez Experiências", realizado no passado sábado, dia 28, na freguesia de Cambas, comprovou ser “uma atividade de interesse elevado e valorizadora dos ativos patrimoniais do território”, refere a autarquia em comunicado.

Com início na Pisoria, a iniciativa contou com vistas privilegiadas para a Serra da Estrela, onde nasce aquele que é o 2.º maior rio português e teve direito a explicação dos aspetos geomorfológicos mais relevantes pela geóloga Joana de Castro Rodrigues. Dali partiu o passeio pedestre interativo pelo futuro Trilho do Bonfim. No mesmo foi possível ver recriações de várias atividades como a pastorícia, o linho, a carpintaria, a lavagem de roupa na fonte, as histórias e lendas populares, bem como a resinagem ou a lavoura. Perto do rio, os participantes puderam atravessá-lo de barco.
Foi ainda possível visitar a antiga Igreja, o garimpo do ouro no rio, os geomonumentos do Geopark, bem como os Meandros "câmbios" do rio e a Garganta do Zêzere, a Grande Rota do Zêzere, o artesanato, os desportos náuticos, a pesca e o pescado.
Na área da gastronomia foi também abordada a utilização do pescado na alimentação, desde a mais tradicional à mais sofisticada. Assim, o chef Leonel Barata apresentou algumas conservas de peixe do rio. Nesta prova não faltou o Achigã no Forno, a Carpa Grelhada, o Escabeche de Lúcio Perca e o Patê de peixe do rio.
Os participantes, 185 no total, puderam assistir à recriação histórica “O antigo quotidiano nas margens do rio, o ancoradouro de Viriato e o porto d´abrigo lusitano”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte. No final foi ainda possível andar de kayak e provar peixe frito do rio e broa "triga-milha", em jeito de merenda.
A organização foi elogiada pelos participantes tendo referido “que esta era uma experiência a repetir, num território surpreendente, com gentes encantadoras e uma organização de excelência”, afirma a mesma em comunicado enviado à comunicação social.
O próximo ateliê está agendado para o dia 3 de novembro, será dedicado ao Medronho e ocorrerá na freguesia de Madeirã.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
27496
Ontem
27347
Este mês
401441
Total
17274981
Visitantes Online
43