Imprimir

A Polícia Judiciária (PJ) esteve durante toda esta quarta-feira, 12 de setembro, a realizar buscas na Câmara de Pedrógão Grande “no âmbito de um processo por suspeitas de irregularidades na atribuição de fundos para a reconstrução de casas destruídas pelo incêndio de 2017”, disse fonte da PJ.

As buscas dos inspetores estenderam-se também à Casa da Cultura, onde esteve sediado o Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução, o qual analisava os processos sobre a reconstrução das casas.
Já passava das 20:00 quando os inspetores da PJ saíram do edifício da câmara dando assim por terminada esta jornada.
Para Valdemar Alves, presidente da câmara, esta vinda dos inspetores da PJ “é um alívio para nós que temos vindo a ser acusados de algo que não fizemos e de factos que não existem”, disse, admitindo que foram levados mais do que 21 processos e que possa haver casos de habitações não permanentes reconstruídas com apoios. O autarca ponderou igualmente avançar com um processo interno.
O autarca desconhece se faltam papéis e “é isso que vamos agora ver. Eu próprio é que agora vou meter a mão. Até agora só mexi nos casos mais polémicos e agora vou mexer nos outros ”, confirmou, dizendo que mantém a confiança “naquelas pessoas que me ajudaram".
Segundo o autarca foram verificados arquivos, computadores e telemóveis.
Em causa estão denúncias feitas em duas reportagens, uma da revista Visão e outra da TVI, que aludiam a situações de compadrio na atribuição de fundos para a reconstrução de habitações.
As duas reportagens referiam que casas que não eram de primeira habitação foram contempladas com obras em detrimento de outras mais urgentes e também que casas que não arderam foram reconstruídas com fundos solidários.
Recordo que a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, enviou para o Ministério Público 21 processos para análise. Também o autarca já tinha referido que enviou para análise do MP um conjunto de processos, sem especificar quantos.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
21304
Ontem
50543
Este mês
771083
Total
20269142
Visitantes Online
61