Imprimir

“Folhas Caídas” e “Venci-te Jeremias” são dois dos livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL), para crianças entre os 4 e os 8 anos, neste ano letivo que agora arranca.

As obras são da proençense Inês Cardoso e a autora vê esta integração, “com agrado” e “é um incentivo para continuar a trabalhar, uma vez que houve uma apreciação muito favorável dos livros”, confirmou à Rádio Condestável, confessando ainda que não estava à espera desta inclusão pois “o mercado do livro vive um momento difícil em Portugal e há uma grande dificuldade das pequenas editoras se afirmarem e de estarem nos circuitos comerciais. Por vezes acabamos por ter um pouco de receio de que este processo de seleção de livros também seja dominado pelas editoras com mais poder de promoção e colocação de livros”, afirmou.
“Letras Caídas” fala do poder essencial da palavra que aproxima as pessoas e transforma o mundo, onde cada criança poderá construir a sua própria história, pegando nas suas próprias letras. “Venci-te Jeremias” fala nos medos e no poder que cada um pode ter para vencer esses medos.
Para Inês Cardoso, o livro “Letras Caídas” pode ser uma mais-valia para ajudar as crianças numa sociedade onde a palavra e o seu poder são cada vez mais importantes. “É o meu contributo para tentar que alguns dos jovens leitores que pegam nos livros possam fazer o caminho e, quase sem se aperceberem, apreenderem o valor das palavras e do sabermos escolher as nossas próprias mensagens”. Nesta mesma sociedade, carregada de informação, onde a maior dificuldade é sabermos identificar aquela que está correta, “a palavra continua a ser muito importante se a soubermos usar bem. Tem muitas virtualidades na aproximação das pessoas, como usamos e promovemos o conhecimento”, sublinhou.
Quanto ao livro “Venci-te Jeremias”, pode ajudar a vencer medos e diferenças já que “procura valorizar os melhores caminhos que temos para nos aproximar dos outros e assim também ultrapassar as diferenças, o que nos faz recear os outros e temer, a muitos níveis, o que nos rodeia, as mudanças, a interação em novos ambientes, os monstros que em muitos momentos da vida nos aparecem das mais diferentes formas”, disse.
Inês Cardoso é jornalista e atualmente sub-diretora do Jornal de Notícias. Não faz da edição de livros a sua atividade principal, no entanto este reconhecimento poderá “despoletar outros projetos e apostar nesta parte mais criativa”, reforçou.
Até ao momento a autora só tem estes dois livros publicados, no entanto, e também motivado pela integração destes dois livros no PNL, está a trabalhar mais afincadamente num outro que irá ver a luz do dia em breve.
De recordar que “Folhas Caídas” venceu o Premio Matilde Rosa Araújo em 2004. “Venci-te Jeremias tem servido de base para fazer alguns trabalhos em diversas escolas e, de acordo com a autora “tem sido sempre muito bem acolhido”.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
6630
Ontem
23255
Este mês
548322
Total
18265435
Visitantes Online
34