Imprimir

É este o nome do percurso pedestre que vai ser reaberto hoje, 6 de outubro, pelas 17:00, em Pedrógão Grande.

Este caminho situa-se junto à praia fluvial do Mosteiro e ficou destruído pelo incêndio de 2017. Foi recuperado e melhorado pelo Município de Pedrógão Grande ao abrigo de uma candidatura com vista a recuperar as infraestruturas municipais afetadas pelos incêndios.
O momento será assinalado com um passeio pedestre (gratuito) por este trilho de cerca de três quilómetros.
O percurso “Contra a Corrente em Direção ao Açude” é um dos 11 percursos do concelho, contando com a GRZ (Grande Rota do Zêzere). É aconselhado para qualquer época do ano, com um grau de dificuldade fácil com desníveis pouco significativos, uma pequena rota circular com partida e chegada junto ao acesso à Praia Fluvial do Mosteiro com passagem por locais de elevado interesse e beleza. Trilho que permite contactar com a natureza e com o passado deste concelho, diretamente ligado à Ribeira de Pera e às infraestruturas aqui instaladas. Ao longo deste percurso é possível observar os antigos sistemas de rega, com os seus açudes e levadas, bem como as ruínas de velhos moinhos e de lagares de azeite, descreve a autarquia em nota enviada à comunicação social.

De realçar que neste âmbito o Município de Pedrógão Grande submeteu cinco candidaturas ao Centro 2020 – entre elas o percurso pedestre “Contra a Corrente em Direção ao Açude”, num valor total de 4.806.771,58 euros que serão financiadas a 85% e os restantes 15% assegurados pelo Fundo de Emergência Municipal. Estes apoios destinam-se à recuperação das infraestruturas e equipamentos que sejam considerados essenciais à vida das populações, nomeadamente o abastecimento de água, estradas municipais e arruamentos urbanos, sinalética e segurança rodoviária ou equipamentos municipais de lazer e turismo.
As cinco candidaturas apresentadas pelo Município de Pedrógão Grande enquadram-se nas áreas da regeneração de áreas afetadas pelo incêndio, reabilitação e recuperação de estradas e caminhos municipais, reposição de infraestruturas afetadas da rede de distribuição de água, reabilitação de edifícios municipais e substituição e reposição da sinalética afetada, esta última já completamente implementada.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
12032
Ontem
34376
Este mês
509117
Total
21069714
Visitantes Online
48