Imprimir

A empresa de Cernache do Bonjardim, CarBus, fez esta terça-feira, dia 9 de outubro, na vila da Sertã, uma demonstração do miniautocarro 100% elétrico da marca Karsan. Com partida e chegada junto ao edifício da Câmara Municipal, o veículo percorreu várias artérias, transportando consigo uma comitiva composta por vários elementos da autarquia sertaginense.

José Farinha Nunes, presidente da câmara, foi um dos passageiros e no final da viagem confirmou a ideia de que estes são os veículos do futuro porque “a poluição é uma preocupação do mundo inteiro e temos que pensar em termos de futuro. Temos que pensar não só em termos de transportes mas também, ao nível da recolha de lixo ou limpeza de ruas”, elucidou.
O autarca mostrou-se ciente de que, daqui a uns anos, tanto esta como outras autarquias irão adquirir este tipo de veículos, tal como já aconteceu noutros países como por exemplo a Noruega. “De um ano para o outro, mais de 50% dos carros foram substituídos por elétricos”, testemunhou o autarca.
Esta foi a primeira vez que um autocarro elétrico percorreu as ruas da vila sertaginense. O objetivo não foi comercial, mas sim, aproveitando a estadia do carro no país, de o mostrar ao concelho, disseram os responsáveis pela empresa de Cernache do Bonjardim. Daqui partirá para a Polónia e depois para a Alemanha na própria BMW, também para demonstração. No país já circulou em diversas cidades, como Sintra, Cascais, Coimbra e também na Madeira.

Em Coimbra, a câmara já contratualizou dois miniautocarros, confirmou à Rádio Condestável Alexandre Lourenço, responsável comercial da empresa, esperançado que as experiências que a empresa está a realizar “surtam mais efeitos. Há muita vontade de adquirir”, confirmou, consciente de que “nesta altura o preço é ainda um problema”. Com o valor a rondar os 225 ou os 250 mil euros, o carro é acessível a cadeira de rodas, tem capacidade para 22 passageiros (nove sentados e os restantes de pé) e chega a zonas de mais difícil acesso. Alexandre Lourenço compara-o mesmo a um “cesto de mão”.
As demostrações que têm sido feitas, “têm superado as nossas expetativas. Todos os clientes por onde passámos ficaram satisfeitos” e, dependendo da dificuldade dos percursos, “em todos tivemos resultados muito interessantes e melhor do que esperávamos”, sustentou.

Acreditando que todo o país vai aderir a este tipo de carros, a empresa não esconde a vontade de os ver também no concelho da Sertã.
Dos testes realizados até agora apenas se fez uma alteração no interior e, pelo facto de ser um veículo silencioso, em zonas de convivência com peões, haverá necessidade de instalar um aviso sonoro.
Recorde-se que a Carbus representa a marca em causa e faz a parte comercial e de reparação.
Por enquanto a empresa representará este modelo mas está já na calha outro com capacidade para 55 passageiros, que se conta estar disponível em 2019, com autonomia para 300 kms e potência de 200 kwh. Este miniautocarro tem 125 kwh de potência.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
13408
Ontem
34376
Este mês
510494
Total
21071090
Visitantes Online
33