Imprimir

Já está disponível desde hoje, 15 de outubro, a vacina contra a gripe. A vacinação pode ser feita até ao final do ano ou durante todo o inverno e está direcionada para grupos de risco e pessoas que contactem diretamente com esses grupos, bem como, e é a novidade deste ano, para reclusos e guardas prisionais.

Ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul (ACESPIS) as vacinas ainda não tinham chegado esta manhã, o que se prevê que aconteça nos próximos dias.
Em entrevista à Rádio Condestável, o Diretor Executivo do ACESPIS, Tavares Fernandes, reforçando as vantagens desta vacina, disse que esta “faz parte do arsenal clínico para prevenir certas doenças e neste caso são as que estão relacionadas com o aparelho respiratório”. Assim sendo, “há normas que todos os anos são mais ou menos atualizadas nos grupos a atingir, no sentido de evitar essas consequências no nosso aparelho respiratório”, sustentou.
A vacina vem assim atenuar os efeitos que a gripe pode provocar, por exemplo numa pneumonia, numa criança ou numa pessoa diabética. “Sabemos que ainda há muitas pessoas que morrem com pneumonia, como sendo idosos e crianças”, disse, reafirmando que se nos vacinarmos, “a gripe quando nos bate à porta vem de uma forma mais atenuada”.
Qualquer pessoa que pretenda vacinar-se deverá dirigir-se aos centros de saúde ou farmácias. Não é preciso marcação ou receita médica. A vacina é gratuita. Ao ACESPIS deverão chegar, numa primeira tranche, cerca de 300 doses a Oleiros, 450 a Proença-a-Nova, 700 à Sertã e 250 a Vila de Rei. À medida que se esgotarem virão mais doses, garantiu Tavares Fernandes.
A vacinação poderá ser feita, preferencialmente até ao final do ano. O médico aponta para o mês de novembro porque “às vezes os anos são bastante frios nos primeiros meses e a cobertura perde alguma eficácia se a vacina for dada logo no início”, afirmou.
A vacina não começa logo a fazer efeito e tem alguns efeitos secundários, como por exemplo o aumento da temperatura corporal.
Sobre os vírus que vão circular sabe-se que ainda é muito cedo para divulgar qualquer hipótese, mas o certo é que a vacina para esta época contém os três vírus sazonais e o sistema está montado para serem detetados e para acompanhamento das suas características durante todo o inverno.
O Serviço Nacional de Saúde tem 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar.
Segundo a Direção Geral de Saúde, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como por exemplo em lares de idosos e outros. Aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
12762
Ontem
36161
Este mês
554836
Total
22171343
Visitantes Online
23