Imprimir

Pesados estão a ser desviados pelos nós da Zona Industrial e da Sra dos Remédios... O trânsito mantém-se cortado no IC8, entre o nó de Oleiros e o nó da Senhora dos Remédios, no concelho da Sertã.

Tal acontece por causa do despiste de uma viatura pesada ontem, cerca das 19:49 naquele local e que provocou o derrame de hipoclorito de sódio concentrado. Os trabalhos de resolução por parte dos bombeiros, incluindo os Sapadores Coimbra, ainda continuam a esta hora no local, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil de Castelo Branco.
De acordo com a GNR da Sertã, os pesados estão a ser desviados polo nó da Zona Industrial da Sertã, passam na Avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira em direção às escolas, entrando de novo no IC8 no nó da Senhora dos Remédios, e vice-versa. Os ligeiros estão a ser desviados para os nós de Oleiros e da Senhora dos Remédios.

11:20 - Continuam a decorrer os trabalhos de trasfega do hipoclorito de sódio que o veículo pesado, que ontem se despistou no IC8, transportava. Este trabalho está a ser feito, desde as primeiras horas da madrugada de hoje, 5 de novembro, por várias equipes de controlo ambiental dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
A viatura está estabilizada e já não está a derramar qualquer líquido para o solo. A trasfega está a ser feita de forma lenta e por fases. Ao que a Rádio Condestável constatou no local, o composto químico está a ser colocado em tanques e depois é bombeado para uma outra cisterna, semelhante à acidentada, e que está no IC8, 15 metros acima.
Na altura do despiste, o trator ficou em cima da via mas a cisterna caiu de uma altura de cerca de 15 metros. Refira-se que estas equipes de controlo ambiental são utilizadas para acidentes com matérias perigosas.

13:00 – Os trabalhos de trasfega deverão demorar mais dez horas. Está a ser aberta uma fissura numa outra parte da cisterna para tentar retirar o líquido, disse à Rádio Condestável fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
De referir que esta tinha capacidade para 30 mil litros, transportava 22 mil litros, sendo que cerca de 5 mil foram derramados para o solo.

A cisterna da viatura pesada transportava o referido químico caiu para uma zona agrícola nas proximidades da Ribeira Grande, derramando este produto com o código 80-1791, com uma perigosidade de grau 8 (mais perigosa é a 1) mas que ainda assim representará riscos, designadamente ambientais (ver notícia relacionada).
De acordo com a ANPC, a esta hora (11:20), no local estão 40 operacionais, apoiados por 13 viaturas.

 


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
21653
Ontem
50543
Este mês
771432
Total
20269491
Visitantes Online
46