Imprimir

José Augusto Teixeira festejou no passado dia 4 de novembro 100 anos de vida, numa festa que juntou familiares e amigos vindos de Espanha, Holanda, do norte do país e de Cernache, num total de cerca de 40 pessoas.

Depois de muito trabalhar, primeiro na Guarda Nacional Republicana, e depois como segurança de um prédio em Lisboa, encontrou em Cernache do Bonjardim, no lugar de Póvoa, o sítio para passar o resto dos seus dias.
Este domingo, esta e muitas outras histórias, foram recordadas num almoço que decorreu em Cernache do Bonjardim. Aos microfones da Rádio Condestável, Augusto Teixeira recordou os tempos em que foi GNR em Ferreira do Zêzere, numa altura em que fazia os 33 km de ligação entre Ferreira e Cernache, “de noite para guardar os fios dos telefones pois andavam a roubá-los. Hoje há luz, mas naquela altura só havia até ao Vale Serrão”, lembrou.
De Ferreira do Zêzere passou para Guimarães onde havia “muitas zaragatas nas festas e arranjei troca para Lisboa”. De lá foi transferido para a Chamusca “mas o chefe de lá era um bocado torto e eu não me dava com aquilo. Andávamos três dias e duas noites na charneca a fazer patrulhas. Estive lá seis anos”, disse. Sempre pediu para regressar a Ferreira do Zêzere até que conseguiu, ao fim de muito tempo.
Aos 51 anos, e mais de 35 anos de serviço, reformou-se mas não ficou parado. Foi segurança de um prédio em Lisboa, onde encontrou uma segunda família com todos os moradores. “Cheguei a pontos que os administradores me entregavam as contas e eu tratava de tudo, fazia as compras para limpeza do prédio, vigiava o prédio durante a noite e pagavam-me a mensalidade no fim do mês”, observou. Augusto Teixeira nunca perdeu o hábito de estar sempre em sentido e foi sempre assim que levou a sua vida, comemorada também pela Câmara Municipal da Sertã. Ana Delgado, a adjunta do presidente da câmara entrou-lhe, em nome da autarquia, “um prato pintado à mão para celebrar a vida e viver com alegria”, descreveu.
De referir ainda que a União de Freguesias Cernache do Bonjardim Nesperal e Palhais também se associou a este dia, oferecendo o bolo de aniversário.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
21439
Ontem
50543
Este mês
771218
Total
20269277
Visitantes Online
59