Imprimir

A quinta edição do Inspira Natal deste ano em Pampilhosa da Serra acontece em dois fins-de-semana, ou seja, entre 14 e 16 e entre 21 e 23 de dezembro e convida os visitantes a “saborear e reviver o tradicional natal serrano”.

Como tal, o evento promove um Natal genuíno que valoriza a gastronomia típica, os produtos endógenos e as mostras de artesanato, através de vários expositores e ‘tabernas típicas’.
Para além disso, no que diz respeito às atuações musicais, a organização criou um programa que abrange vários gostos, privilegiando, ainda assim, a música popular e tradicional. Houve também uma preocupação clara com o entretenimento para as crianças. Nesse sentido e à semelhança de edições anteriores, no Inspira Natal existirá uma ‘Eira da Brincadeira’ a funcionar permanentemente, destinada a ocupar as crianças com diversas atividades lúdicas e tradicionais. Para além disso, o programa contém alguns espetáculos destinados aos mais pequenos, como uma peça de teatro musical ou uma sessão de cinema infantil, por exemplo.
Deste modo, destaca-se o Mercadinho de Natal, iniciativa que se caracteriza por ser um local acolhedor, que alberga as bancas de alguns produtores regionais. Aqui o visitante pode experimentar iguarias, comprar tradicionais presentes de Natal e fundir-se neste espírito que promete recriar o Natal de outros tempos.
Com a chegada do Natal, as iguarias típicas da região são reinventadas e os seus sabores ganham o alento que outrora tiveram. Poderá ainda descobrir outras bancas tradicionais com variadas sugestões que prometem deixar água na boca, como a broa, o pão de ló ou as broinhas de natal.
O Inspira Natal deste ano volta a dar enfase ao festival da filhó espichada. No “Aqui Espicho Eu!” os visitantes terão oportunidade de colocar as “mãos na massa”, espichar a sua filhó e surpreender-se com o sabor de uma das melhores iguarias da nossa região.

As freguesias de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Fajão-Vidual, Portela do Fojo-Machio, Unhais o Velho, Cabril, Janeiro de Baixo e Dornelas do Zêzere, já confirmaram a sua presença nesta iniciativa.
Entretanto, os adultos poderão visitar calmamente os tradicionais recantos do espaço, enquanto os mais pequeninos se divertem na “eira da brincadeira”. O referido local consiste num cantinho especialmente pensado para os mais novos, onde os mesmos poderão mergulhar numa vasta gama de jogos tradicionais didáticos, que prometem estimular a sua imaginação e criatividade.
Ao dispor dos pequenos serranos, estarão animadores profissionais que, de acordo com a autarquia “tudo farão para que o sorriso das crianças predomine ao longo dos 6 dias do Inspira Natal”. Pinturas faciais, modelagem de balões, jogos de tabuleiro e expressões manuais, são apenas algumas das atividades de que os mais novos poderão desfrutar.
No dia 21 de dezembro, a TVI regressa ao concelho para a transmissão do Somos Portugal, a partir do Inspira Natal. A celebração do Natal Serrano será abrilhantada com a animação característica que o famoso programa da estação promove nos locais que visita.
Pelo palco do programa passarão inúmeros artistas nacionais, bem como as gentes ligadas ao concelho que prometem demonstrar o seu talento e veia artística nas mais distintas áreas.
No decorrer da emissão, suceder-se-ão as entrevistas a partir do quartel dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, local que acolhe, uma vez mais, o Inspira Natal.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
22781
Ontem
35936
Este mês
555802
Total
21116399
Visitantes Online
33