Imprimir

Foi lançado na aldeia de Corgas, concelho de Proença-a-Nova o livro "Caminhos da Fé e do Pão – homenagem ao Padre Joaquim Martins Castanheira”.

Este sacerdote natural das Corgas partiu para o Brasil em 1914 com a missão de evangelizar e por ali ficou até ao fim dos seus dias.
O grande mentor desta publicação foi Libânio Martins e a apresentação da mesma foi o culminar de uma longa jornada. Para o autor, “a missão está cumprida no projeto de homenagem do padre”, faltando apenas a “celebração da cooperação entre os municípios de Santana de Pirapama, no Brasile de Proença-a-Nova. Nos tempos de hoje, estes dois municípios voltarem a encontra-se será muito positivo para todos”, considerou. De referir que esta homenagem começou em julho com a inauguração de um memorial.

Presente nesta sessão, o Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, lembrou a importância que os Seminários tiveram em tempos passados na educação de muitos jovens. “O Seminário lançou muita gente na vida e nesta zona houve muita gente de valor”, disse recordando os tempos em que esta região era designada como “a Roma da Beira”. Para D. Antonino Dias, seria bom que este exemplo fosse seguido por outros historiadores dedicados a outras figuras da igreja.

Só da aldeia de Corgas saíram seis sacerdotes e Carla Castanheira, uma das pessoas que também trabalhou para que este livro fosse uma realidade, seguindo a ideia do Bispo, disse que “existe um conjunto de entidades que merecem destaque e levaram o nome para fora do país levando os nossos costumes e legado. Fizeram muita obra”  e por isso lançou o repto para que as “famílias se juntem, organizem e continuem este projeto de homenagem com outras personalidades da aldeia”.
Este livro é, no entender de João Lobo, presidente da autarquia de Proença-a-Nova, um verdadeiro marco histórico da aldeia, “um atrativo para as Corgas e mais um elemento que liga a um espaço do concelho”. “As páginas deste livro aglutinam palavras e a obra fica perpetuada no tempo”, finalizou.
No final desta apresentação foi inaugurada a exposição "Alminhas e Encomendação das Almas", que contou com uma breve apresentação do cântico da encomendação das almas que ali acontece todos os dias da quaresma, no ponto mais alto da aldeia.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
22142
Ontem
35936
Este mês
555163
Total
21115760
Visitantes Online
35