Imprimir

O Município de Proença-a-Nova está entre os cinco primeiros municípios com melhor qualidade de governação, no estudo “Qualidade da Governação Local em Portugal”, elaborado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, informou a autarquia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, os resultados são “motivo de orgulho para os proencenses”. O autarca mostra-se certo de que “o caminho faz-se caminhando e somente juntos poderemos construir o futuro do nosso concelho”, disse.
Assim, na dimensão “a voz dos cidadãos e prestação de contas” (que analisa as varáveis de participação ativa dos cidadãos nas reuniões da assembleia municipal, influência dos cidadãos nas escolhas orçamentais dos governos, capacidade dos munícipes e oposição em escrutinar os eleitos, transparência das contas municipais e transparência financeira), o Município surge na segunda posição, sendo o único do distrito de Castelo Branco a figurar no top 25.  
Na dimensão “Estabilidade Política” (que inclui as variáveis taxa de participação em escrutínios eleitorais, composição do governo local, capacidade do governo local em gerar consenso político e políticas de longo prazo) Proença-a-Nova ocupa o sexto lugar, um lugar atrás de Belmonte e à frente de Vila Velha de Ródão, que aparece em 24º lugar.
Na dimensão “Estado de Direito e Prevenção da Corrupção” (prazo médio para pagamentos de serviços, material e equipamento, preferência por métodos contratuais transparentes, qualidade dos contratos públicos municipais, queixas dos munícipes relativas ao município e às suas entidades) o concelho aparece na 11ª posição.
Este estudo analisa várias variáveis, entre elas, a voz dos cidadãos e prestação de contas, Estabilidade Política, Estado de Direito e Prevenção da Corrupção, Eficácia Governamental, Acesso e Regulação de Mercado, cuja metodologia assentou em inquéritos feitos à população que avaliaram a perceção que os cidadãos têm dos serviços públicos, avaliação direta da administração local e estatísticas relativas aos serviços prestados, eficácia ou produtividade.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
21060
Ontem
35936
Este mês
554081
Total
21114678
Visitantes Online
71