
A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes vai receber, no próximo dia 1 de abril, às 17:00, a apresentação do livro de poesia “Daqui para o Futuro”, de Isabel Olivença e ilustrado com aguarelas do artista plástico Rui Olivença, dá conta a Câmara Municipal da Sertã em nota enviada à comunicação social.
Para Carlota Gonçalves, responsável pela revisão do livro, “o mundo vibra na poesia de Isabel Olivença”, com “palavras que pesam ferro e aspiram nuvens em movimento de desejos e fatalidades”. Sobre as aguarelas de Rui Olivença, Teresa Cortez refere que “revelam um universo onírico e poético, em ilustrações que abrem portas ao texto”. Esta apresentação contará com a presença da autora, do ilustrador e ainda do co-autor e marido da poetisa.
Nota Bibliográfica:
Isabel Olivença nasceu em Lisboa, em 1957, onde reside, tendo vivido a juventude nos anos 70, uma época de mudanças, de revoluções, de empoderamento das mulheres e de libertação para que em Portugal se pudesse dar asas à imaginação, à livre expressão. Os seus ascendentes são de Oleiros, concelho onde reside a sua família, concretamente na freguesia de Sobral. É formada em psicologia, tendo chegado a exercer em escolas, é também técnica superior no Ministério da Educação. Desde muito cedo manifestou interesses pela literatura, arte e ciências. Dedicou-se à leitura e escrita com maior intensidade a partir de 2015, quando publicou o primeiro livro de poesia, “Poemar”, seguindo-se “da carne se faz o poema”, em 2019, “Torsos da Paisagem”, em 2020, e “Daqui Para o Futuro”, em 2021, livro em coautoria com Rui Olivença, que o ilustra. Frequenta regularmente cursos de escrita criativa de nível médio e avançado.
Rui Olivença nasceu em 1958, em Lisboa, onde efetuou os estudos e desenvolveu atividade profissional. Os seus ascendentes são do concelho da Pampilhosa da Serra, tendo agora residência alternativa na freguesia do Sobral, concelho de Oleiros. Artista plástico, autodidata, sempre se dedicou à pintura nos tempos livres. Nos últimos anos tem vindo a frequentar cursos de nível médio e avançado de pintura e ilustração na Nextart. O seu percurso caracteriza-se pela constante procura de equilíbrios cromáticos e de formas, tanto no figurativo como no abstracionismo, prosseguindo uma atividade criativa, agora, a tempo integral, através da pesquisa documental e da prática do uso de diferentes técnicas, materiais e abordagens temáticas. Desde 1995 participa com as suas obras em diversas exposições coletivas e individuais.