
A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, volta a receber, no próximo dia 31 de março, pelas 21:00, a exibição do filme "Interdito a Cães e Italianos", com entrada livre.
Esta é uma película autobiográfica, que tem sido descrita como "um filme simples e franco que mostra a ligação do realizador com a sua família", possuidor de “uma beleza subestimada”, resulta duma co-produção internacional que envolveu nove co-produtores de cinco países: França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal. A Ocidental Filmes, que contou com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), além de participar nas equipas de animação e compositing, foi responsável pela montagem e misturas de som, realizadas nos seus estúdios em Gavião de Ródão.
De recordar que, o filme foi o vencedor do prémio de melhor Longa-Metragem de Animação Europeia na 35.ª edição dos European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu), que teve lugar em dezembro, em Reykjavik, na Islândia. Realizado por Alain Ughetto, já recebeu vários prémios em festivais internacionais, como por exemplo o Grande Prémio BIAF no Festival Internacional de Animação de Bucheon, na Coreia do Sul, ou o Prix du Jury e o Prix Fondation GAN à la Diffusion no Festival de Annecy.
Sinopse:
A longa-metragem de animação em stop-motion conta o périplo de Luigi Ughetto, avô do realizador, que deixa Ughettera, no norte da Itália, e atravessa os Alpes para procurar uma vida melhor em França, numa comovente história de família, aventura e emigração, que tem como pano de fundo a Itália na primeira metade do século XX.