CASTANHEIRA DE PERA: Sazonalidade quebrada com gastronomia

Aposta em trazer turistas todo o ano continua a ser consolidada

CASTANHEIRA DE PERA: Sazonalidade quebrada com gastronomia

Começou hoje em Castanheira de Pera, numa organização do município castanheirense, a segunda edição do Gastronomia em Movimento, um evento que pretende “valorizar a gastronomia, qualificar e promover os produtos e reverter a sazonalidade com que o concelho se debate”. Continuando a considerar a Praia das Rocas um dos maiores atrativos, o município quer ter turismo e pessoas a visitar o concelho durante todo o ano e este é um dos eventos que visa materializar esse objetivo, vincou António Henriques, presidente da câmara municipal esta manhã, na inauguração do Gastronomia em Movimento.

A aposta de Castanheira de Pera em querer ser destino o ano todo é por isso um rasgo de inteligência. Este evento é mais um passo no esforço que o município está a fazer para esbater a sazonalidade, destacou Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal:

Um dos grandes problemas que o país enfrentou ao longo de muitos anos foi ter apostado unicamente no destino sol e praia, facto que limitou a presença de turistas em outras épocas do ano. Essa tendência está revertida e atualmente são os territórios de baixa densidade, pelas características que têm, que atraem turistas. Neste sentido é importante que as entidades que decidem defendam estes territórios, considerados por Pedro Machado como estando na 1ª liga do turismo:

A comprovar esta preferência está o facto da Região Centro ter crescido, em dormidas nacionais, no último mês de fevereiro 27,3% e 53,5 % em número de estrangeiros, em comparação com o mesmo período do ano anterior, deu ainda conta o mesmo responsável, considerando que portugueses e estrangeiros estão a redescobrir Portugal e a procurar o que é diferenciador, como a gastronomia ou o vinho.
Dentro da tenda gigante, montada na Praça da Notabilidade, com o barrete da Castanheira sempre em pano de fundo, e até ao próximo dia 25 de abril, é possível encontrar o que de melhor este concelho tem para oferecer em termos gastronómicos, sem esquecer os beijos de peralta, os licores e o mel.
A animação musical também não foi esquecida e do cartaz faz parte a atuação, esta noite, de Quina Barreiros e no dia 24, de Sérgio Rossi. Amanhã, será transmitido a partir deste concelho, o programa televisivo Somos Portugal.

Partilhar: