CASTELO BRANCO: Alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor vencem concurso

Concurso visou encontrar uma solução relacionado com a educação financeira.

CASTELO BRANCO: Alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor vencem concurso

Os Alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor, Afonso Lourinho e Francisco Soares (“The Bosses”) foram os vencedores do concurso Hackathon promovido pela Happy Code, revela a Câmara Municipal de Castelo Branco em nota enviada à comunicação social.
Subordinado ao tema “Educação Financeira”, o concurso teve como objetivo propor uma solução para um problema relacionado com a temática. O processo consistiu na definição do problema, na ideação, na criação de um protótipo e apresentação do mesmo.
Como explica a câmara, o projeto da equipa “The Bosses” apresentou um jogo online onde a literacia financeira se aprende autonomamente em cinco etapas bem estruturadas: Investimento; Fluxo Financeiro; Créditos; Impostos e Reinvestimento. Uma vez que o problema detetado pelos jovens foi a falta de educação financeira nas escolas, o jogo foi pensado para ser desenvolvido nas aulas de cidadania. O objetivo desde jogo é aprender conceitos financeiros de forma educativa e divertida. Os jogadores ficam responsáveis por tomar decisões acertadas com o objetivo final de manterem uma empresa a funcionar, tendo sempre o apoio de vídeos e dicas de profissionais fictícios, que representam os recursos humanos de uma empresa.
Desta forma, estão a desenvolver competências empreendedoras e pessoais; a aprender conceitos de gestão e de economia; a resolver problemas; a ter pensamento crítico; a treinar o poder de decisão; entre outros. O projeto foi desenvolvido entre os dias 27 de maio e 11 de junho de 2021 e foi acompanhado pela Fábrica do Jovem Empreendedor.
O próximo passo desta equipa vai ser a construção real da aplicação, onde estes alunos terão o acompanhamento próximo da Happy Code e da Fábrica do Jovem Empreendedor.

Partilhar: