CASTELO BRANCO: Barrocal vence Prémio Geoconservação 2021

O parque consta de uma lista de sete projetos nacionais candidatados.

CASTELO BRANCO: Barrocal vence Prémio Geoconservação 2021

O Parque do Barrocal, em Castelo Branco, é o grande vencedor do Prémio Geoconservação 2021 e consta de uma lista de sete projetos nacionais candidatos, num concurso organizado pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico). O objetivo é premiar uma autarquia que se distinga na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico do concelho.
De acordo com a ProGeo, o júri constituído por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e da ProGEO, decidiu por unanimidade pois “reconheceu a elevada qualidade da intervenção realizada no Parque do Barrocal, o empenho e o investimento realizado pela autarquia de Castelo Branco”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.
Para José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, “este prémio é o reconhecimento de todo o trabalho realizado na valorização de Castelo Branco. O Parque do Barrocal é um símbolo da nossa cidade e tem enchido de orgulho toda a comunidade albicastrense”.
De recordar que este é já o terceiro prémio do Parque do Barrocal. Em outubro do ano passado, o Parque do Barrocal venceu o Architecture Master Prize – uma das mais reputadas distinções do setor – na categoria de “Espaços Públicos”. Um mês depois, foi reconhecido com um dos maiores prémios internacionais de arquitetura, o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”.
O Parque do Barrocal abriu ao público em novembro 2020, e até ao momento já recebeu mais de 17 mil visitantes.
Localizado no coração da cidade de Castelo Branco, este parque de natureza está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. Tem 40 hectares, apresenta 7 mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atrações naturais.

Partilhar: