CASTELO BRANCO: Cidade inaugura posto de carregamento ultrarrápido

Já soma dez locais de carregamento de veículos elétricos.

CASTELO BRANCO: Cidade inaugura posto de carregamento ultrarrápido

A cidade de Castelo Branco já dispõe de um posto de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos. Este é o primeiro de uma futura rede de 12 que a Mobi.E está a instalar no país. Este posto foi inaugurado no fim da passada semana na presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes. Para o governante, este é o percurso normal de uma rede que tem de acompanhar o crescimento de vendas de veículos elétricos que, em Portugal se situa atualmente nos 16%, deu conta o ministro. “Temos que ter carregadores que possam carregar os veículos no menor período de tempo”, disse. O ministro explicava ainda que o país é pioneiro ao ponto de congregar todas as redes possibilitando ao utilizador de carros elétricos abastecer em qualquer posto independentemente do operador de eletricidade com que opera.
Estes investimentos são financiados através do Plano de Estabilização Económica e Social, mas o ministro acredita que serão os últimos a precisar de suporte público.
Este investimento aconteceu na cidade de Castelo Branco onde já estão instalados seis postos de carregamento normal, dois semirrápidos, um rápido e agora este ultrarrápido. José Augusto Alves, presidente da câmara, mostrou-se ciente que o futuro passa por aqui e o concelho quer continuar a “promover a energia sustentável, amiga do ambiente, aplicável à mobilidade do futuro que já é presente”, disse, dando nota que “estão ainda a ser instalados na cidade oito postos privados associados a marcas comerciais de veículos elétricos”.
Este posto agora inaugurado está localizado na Rua João Evangelista, junto ao nº41. A Mobi.E refere ainda que a instalação foi adjudicada à Iberdrola. Sendo um posto de carregamento ultrarrápido, os condutores de carros elétricos vão poder carregar o seu veículo a uma potência de 160 kW e, assim, é possível ganhar cerca de 100 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Partilhar: