
Castelo Branco assinalou nos dias 19 e 20 de março, os 252 anos de elevação à categoria de cidade com um conjunto de iniciativas.
Na Sessão Solene da Assembleia Municipal, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, falou do futuro que se quer para a cidade e para o concelho. Para que este futuro seja de prosperidade é preciso contar com os jovens, logo, criar-lhes as condições para que eles se possam aqui fixar. Um dos projetos neste sentido é o espaço criado pela autarquia, que está aberto 24 horas por dia, para que estes possam estudar e trabalhar. A atração de empresas é outra das apostas, pois só criando postos de trabalho se cria riqueza, disse o autarca:
Um dos graves problemas com que os jovens de debatem é com a falta de casas para arrendar ou mesmo comprar, a preços acessíveis. Assim, a Estratégia Local de Habitação, que dentro em breve o município terá, poderá vir a dar uma ajuda.
Quando se fala de saúde, Castelo Branco também sofre com os mesmos problemas dos pequenos centros populacionais e por isso a autarquia está a trabalhar no sentido de criar as condições para ali ser criada uma Unidade de Saúde Familiar, disse ainda o autarca:
Município homenageou diversas personalidades
Nesta sessão solene foram ainda homenageadas cinco personalidades com a entrega da Medalha de Ouro da Cidade. Entre elas esteve o médico e empreendedor Fernando Marques Jorge, atual presidente da Câmara Municipal de Oleiros. Leopoldo Rodrigues descreveu-o como um homem que marcou a diferença na cidade e no concelho:
A emoção por este reconhecimento levou a que Fernando Jorge fosse parco em palavras. Fez questão de lembrar que o seu sucesso se deve, em especial à sua esposa e “a um vasto conjunto de homens e mulheres que consigo têm trabalhado ao longo dos anos”, disse.
Entre os homenageados estavam mais dois médicos, nomeadamente António Vieira Pires e Ernesto Rocha. Esta cerimónia serviu a ainda para entregar a Medalha de Ouro da Cidade a Maria da Graça Ribeiro Folgado Frade, à câmara de Manchester, na pessoa da sua autarca Donna Ludford, com quem Castelo Branco passa, a partir de agora, a ter um protocolo que visa desenvolver várias áreas:
Esta sessão solene da Assembleia Municipal contou com a participação do coro da Catedral de Manchester que tem estado na cidade a dar vários concertos.