
Estão abertas as inscrições, até ao próximo dia 25 de maio, para as provas Maiores de 23 Anos (M23) no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Este consiste num concurso especial de acesso ao ensino superior que permite o ingresso numa licenciatura ou curso técnico superior profissional (CTeSP) no próximo ano letivo, dá conta o IPCB em nota enviada à comunicação social.
Para este concurso serão disponibilizadas vagas em 27 licenciaturas e 17 CTeSP, distribuídas pelas seis escolas superiores do IPCB. Assim, podem candidatar-se maiores de 23 anos, independentemente das habilitações académicas de que são titulares. O processo de candidatura decorre em duas fases distintas, sendo a primeira a inscrição nas provas M23 e a segunda, a candidatura aos concursos especiais para titulares de provas maiores de 23 anos, que decorre de 19 junho a 21 agosto.
Relativamente às provas M23 serão realizadas presencialmente e os “conteúdos variam de acordo com a licenciatura pretendida pelos candidatos”, lê-se na mesma nota.
Nesta primeira fase está incluída ainda uma entrevista e a análise curricular do candidato. Desta forma, aquando obtida classificação positiva na primeira fase (prova escrita + entrevista + análise curricular), os candidatos deverão formalizar a candidatura aos concursos especiais para titulares de provasM23.
A instituição de ensino superior refere ainda que ”este concurso constitui uma oportunidade para todos os que procuram melhorar as suas perspetivas de empregabilidade ou progressão profissional através da conclusão de um curso de ensino superior, fator geralmente valorizado pelas entidades empregadoras aquando do processo de recrutamento”.