CASTELO BRANCO: Município oferece BootCamps especial férias

Face à súbita interrupção escolar por motivo de confinamento, o Município de Castelo Branco decidiu proporcionar, gratuitamente, aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do concelho, a frequência de um Programa de BootCamps Especial Férias de Confinamento, Live Online, com a Escola de Programação Happy Code.

CASTELO BRANCO: Município oferece BootCamps especial férias

De acordo com o próprio município, em nota enviada à comunicação social, “a iniciativa resulta de uma parceria entre a autarquia albicastrense através do Cybercentro CB Skills, e a Happy Code, que tinha já sido desenvolvido de forma muito positiva, nas férias de Natal, mas que agora teve um enorme sucesso, reunindo mais de 400 inscrições”.
O programa, descreve a edilidade, consiste em vários bootcamps, tais como scratch adventure e minecraft extreme (dos 7 aos 12 anos), Roblox World e Videomaker (dos 9 aos 14 anos) e procura despertar os alunos destas faixas etárias para um conjunto de competências essenciais no dia-a-dia de hoje.
Inicialmente estava prevista a participação de 10 alunos no máximo por turma, mas devido ao elevado número de inscrições, a autarquia decidiu estender a possibilidade de todos terem acesso a um ou mais bootcamps, consoante as preferências que foram indicadas no ato de inscrição.
Assim, todos os alunos farão um bootcamp durante a presente semana, ficando agendado um segundo para realizar, em data a acordar, ainda durante o período de confinamento.
“Para contemplar todos os interessados, os bootcamps foram reorganizados em várias turmas, de forma a dar resposta este desafio. Todos os pais foram contactos com informações e orientação para que os seus filhos possam frequentar tranquilamente os nossos bootcamps e usufruir desta experiência", afirma Pedro Teixeira, o responsável pela Happy Code, na referida nota à imprensa.
“Um dado muito interessante que podemos aferir do número total de inscritos, é que 42% são raparigas. Um número que demonstra o interesse delas em áreas tecnológicas, sendo também uma inspiração para a desenvolver cada vez mais o gosto das meninas pelas vertentes digitais”, acrescenta.
De acordo com o presidente da câmara, José Augusto Alves, “estamos muito satisfeitos com adesão das nossas crianças e jovens a estes Bootcamps, que vem reforçar a nossa estratégia de aposta no Cluster Tecnológico. Assim, a Tecnologia e a Programação chegam durante este período de confinamento a cerca de 200 crianças e jovens”.
Recorde-se que os BootCamps são cursos de programação e tecnologia, que beneficiam de uma abordagem pedagógica que potencia a aprendizagem à distância em tempo real (aula live online), com acompanhamento de um professor especializado e assente na metodologia LET (Lean Educacion Techonogy).
Esta abordagem é exclusiva e inspira-se nas melhores práticas mundiais, em termos de desenvolvimento de competências transversais, como o de desafio à criação, atitude empreendedora, cidadania digital e design thinking.
Aliando inovação ao conceito global STEAM– Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math),o Municipio de Castelo Branco ajuda os alunos a desenvolver as Competências do Século XXI.

Partilhar: