CASTELO BRANCO: Natal Branco regressa à cidade

A partir de dia 7 de dezembro.

CASTELO BRANCO: Natal Branco regressa à cidade

A Câmara Municipal de Castelo Branco e a Associação Comercial de Castelo Branco apresentaram ontem a programação do Natal Branco deste ano. O objetivo é divulgar o concelho e dar um alento ao comércio local. A iniciativa vai estar espalhada pela cidade com apontamentos de iluminação em várias artérias da cidade e, na Avenida Nuno Álvares, o mercadinho de Natal com a presença de mais de meia centena de espaços para venda de artesanato, filhós e outro tipo de comida. Esta atividade tem por objetivo “valorizar as avenidas mais importantes”, explicou Leopoldo Rodrigues, presidente da autarquia albicastrense.
Quanto à iluminação, a câmara vai apostar em algo diferente dos últimos anos, ou seja, vai colocar “uma instalação artística na Avenida 1º de Maio, na Rua Rei D. Dinis e em frente aos edifícios da câmara e do governo civil. Pela primeira vez será colocada iluminação na Torre do Relógio e na Torre do Castelo. Vamos reforçar a iluminação dos anos anteriores”, explicou o autarca.
Nos últimos anos as rotundas da cidade eram ornamentadas pelas associações locais mas este ano, devido ao pouco tempo que existiu para preparar esta iniciativa, não foi possível lançar o desafio a estas coletividades.
Além do já referido, no âmbito do Natal Branco, haverá também prémios para quem fizer compras acima de 20 ou de 25 euros no comércio da cidade. Serão atribuídos cupões que depois irão a sorteio. O primeiro prémio é de 7 500 euros e o segundo de 5 000 euros. Haverá ainda quatro prémios no valor de 1 000 euros e três no valor de 500 euros. Os premiados terão depois que descontar esses valores em compras em Castelo Branco, explicou também Leopoldo Rodrigues.
Esta programação não esqueceu as crianças e para elas serão direcionados os espetáculos no Cineteatro Avenida e circo com a companhia Soledad Cardinali e por isso serão distribuídos sete mil bilhetes aos alunos até ao 9º ano de escolaridade do concelho para poderem, acompanhados pelos pais, assistir aos espetáculos.
Em complemento a junta de freguesia de Castelo Branco tem também programadas duas atividades. Como explicou José Pires, presidente da junta de freguesia, uma “decorre de uma primeira iniciativa denominada “memória e tradição”. Assim, dia 18 de dezembro a partir das 15:30 terá lugar a segunda edição “com uma sessão de música coral que fará uma abordagem das tradições (cantigas, músicas) específicas da Cidade de Castelo Branco, na Capela do Espírito Santo”. De seguida, e como já é tradição, no espaço fronteiro da junta de freguesia serão oferecidas à população filhós e cacau quente”.
De referir ainda que, pela cidade, estarão espalhados vários apontamentos artísticos alusivos à época natalícia, e este ano a árvore de Natal gigante será colocada numa das chaminés da antiga Metalúrgica.
O programa da passagem de ano será específico e ainda está a ser preparado.

Partilhar: